Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Fevereiro de 2022 às 10h50

Como o Brasil pode se tornar uma potência do agro diante da dependência do mercado internacional?

O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado internacional exerce forte influência sobre o agronegócio em nosso país. Nesse sentido, em termos estatísticos qualquer mudança significativa no cenário - os preços sobem ou declinam de um dia para o outro.

Existe uma demanda crescente por alimentos e os dados indicam que arté 2050, o Brasil será responsável pela produção de 50% destes. Apelidado de 'celeiro do mundo', nós temos terras produtivas, tecnologia, e um produtor rural engajado.

Outros países estão transformando suas economias agrárias em industriais de produção de bens de consumo direto. (Ex: roupas, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros), e acelerando essa demanda/aquisição. Senão existem mais pessoas no campo, é necessário comprar de outro lugar. Esse é o caso da China, grande importador do agro brasileiro.

Para se tornar, o principal produtor mundial de alimentos, o Brasil deve superar essa crise por fertilizantes (atual), logo que, sua dependência é diretamente ligada a importação. Com a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia, as sanções internacionais podem impedir a aquisição desses insumos; desabastecendo assim, o nosso país e atrasando alguns objetivos do agro.

Algumas incertezas para os próximos anos estão relacionadas a esses parâmetros e também aos direcionamentos que os próximos governos entenderão como suas diretrizes. Por vezes, o setor agrícola fica abandonado pelo congresso nacional e acaba por 'dar um jeito' sozinho.

Fonte: Canal Rural

ATRAQ Logística O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado...

    Veja também

    Valor do diesel no Brasil deveria subir 12,4%, diz consultoria21/10/22 Um painel de análise dos valores dos combustíveis no Brasil, criado pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), mostra que o valor do diesel e da gasolina no Brasil precisaria subir significativamente para se adequar aos valores cobrados no mercado externo. Esse painel foi lançado na última semana, trazendo informes diários que contarão com análises das......
    Euro NCAP vai avaliar a segurança de caminhões a partir de 202422/04/23 A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP, começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. Inicialmente, serão avaliados parâmetros de segurança passiva e ativa dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.