Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 17 de Setembro de 2022 às 17h01

Conab projeta safra recorde em 2022/2023

Projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a próxima safra indicam a produção de 308 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. Os dados, obtidos a partir de novas metodologias de cálculo da instituição, foram detalhados nesta terça-feira (06/09) durante reunião do COSAG — Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp.

O levantamento indica bom desempenho na produção de soja, milho e algodão. 

Este estudo agrega quatro pilares de sustentação: posse da terra (titulação), Código Florestal, desenvolvimento tecnológico e informação. O que se tem de novo neste trabalho é a metodologia utilizada, o que exigiu extensa pesquisa de modelos mais adequados à análise da safra brasileira.

Os números apresentados pela Conab trazem maior clareza no que se refere ao combate da inflação, que prejudica, sobretudo, a população mais carente. Se os números apresentados tenderem para um cenário de mais estabilidade, estaremos aumentando o poder de compra da população. Isso é muito importante não apenas para o cidadão comum, mas também para os produtores, pois o nosso mercado interno continua sendo muito relevante para a maioria das commodities produzidas.

Soja e milho serão as commodities de maior destaque na balança comercial do agronegócio brasileiro. O complexo da soja deverá exportar 91,95 milhões de toneladas, crescendo 22,22% em relação à safra anterior. A produção evoluirá de 124,04 milhões de toneladas na safra 2021/2022 para 150,36 milhões de toneladas em 2022/2023. Os maiores estados produtores serão Paraná e Rio Grande do Sul.

Para o milho, que terá sua área plantada 2,5% superior ao ciclo 2021/2022, espera-se produção de 125,5 milhões de toneladas em 2022/2023, volume 9,4% maior que na safra anterior, com igual incremento previsto para as exportações. Em 2023, o Brasil deverá exportar 44,5 milhões de toneladas do produto. Na 1ª safra, segundo a Conab, a produção será impulsionada pelo Rio Grande do Sul e região Nordeste. Na 2ª safra, será a vez do Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

Fonte: visaoagro.com.br

ATRAQ Logística Projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a próxima safra indicam a produção de 308 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. Os dados, obtidos a partir de...

    Veja também

    Preço do litro do diesel fecha maio com recuo de mais de 6%16/06/23 De acordo com o mais recente Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao período de 1º a 30 de maio, o preço médio do litro do diesel comum fechou o mês a R? 5,73, com redução de 6,95% ante abril, e o diesel S-10, a R? 5,87, ficou 6,20% mais barato para os motoristas, em relação ao mês anterior. Essa queda no preço do......
    Setor de agronegócio amplia movimentação de FIDCs07/07/23 No primeiro trimestre de 2023 o setor de agronegócio no Brasil registrou um aumento de 9,7% nas movimentações em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), se comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.