Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 26 de Janeiro às 15h31

El Niño antecipou o ciclo da soja no Paraná e levou mais pragas

Devido às condições climáticas irregulares, os agricultores do município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, iniciaram a colheita antecipada da safra de soja, programada inicialmente para os primeiros meses de 2024, devido ao fenômeno climático El Niño.

No início da temporada 23/24, as expectativas dos produtores paranaenses foram frustradas devido às condições climáticas adversas, que prometiam ser favoráveis para a soja. O ano foi caracterizado por chuvas irregulares, seca e temperaturas elevadas, antecipando o ciclo da cultura. Além dos desafios climáticos, os produtores enfrentaram outras adversidades, como o combate a pragas.

Comparado aos anos anteriores, tivemos uma incidência anormal de pragas, especialmente percevejos. Algumas áreas exigiram até cinco manejos contra pragas. Mesmo nas lavouras aparentemente saudáveis, tivemos que realizar o manejo com inseticidas para controlar lagartas Spodopteras e falsas-medideiras. Apesar das expectativas climáticas, é crucial seguir as orientações de manejo.

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade estimada para a safra de soja no Paraná é de 3.744 kg/ha (62,4 sacas) na primeira safra. Na região oeste do estado, a projeção média de rendimento é de 3.724 kg/ha (62 sacas), enquanto no Brasil, a média aponta para 3.431 kg/ha (57,1 sacas).

O Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura do Paraná destaca que o período de colheita da soja no estado ocorre ao longo do primeiro trimestre, devido à antecipação. Os extremos climáticos desta safra, causados pelo El Niño, resultaram em excesso de precipitação na Região Sul e escassez nas demais regiões do país desde o início do ciclo da soja, desafiando os agricultores na implementação e execução das práticas agrícolas.

 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística Devido às condições climáticas irregulares, os agricultores do município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, iniciaram a colheita antecipada da safra de soja, programada...

    Veja também

    O ano de 2023 foi marcado por superar desafios no mercado de milho e alcançar estabilidade05/01 No ano de 2023, observou-se uma notável superação dos desafios enfrentados no mercado de milho, decorrentes das perturbações causadas pela pandemia de covid-19. O excesso de preços nas commodities ao longo de 2022 criou um ambiente propício para uma reacomodação, mesmo que os valores permanecessem em patamares elevados. Com a......
    Plantio de soja começa tumultuado de MS a RS28/10/22 Toda chuva que faltou no verão passado, o que provocou uma forte quebra na produção agrícola, está vindo agora. Com isso, o plantio de soja em várias regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.