Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 04 de Novembro de 2023 às 10h25

Manejo de doenças da soja para o plantio 2023/24 será desafiador; pesquisador dá dicas fundamentais

O início do plantio de soja no Brasil para a safra 2023/24 está sendo marcado por uma atenção significativa às questões climáticas, considerando a presença do fenômeno climático El Niño. Além disso, há uma preocupação com as doenças que podem ser favorecidas por esse cenário, como a ferrugem-asiática, mofo-branco e antracnose. Isso foi explicado por Fernando Grigolli, sócio-proprietário e pesquisador da Famiva. A empresa Corteva oferece várias soluções para ajudar os produtores a enfrentar esses desafios.

A questão climática será um desafio considerável nesta safra devido à presença do fenômeno El Niño. Existe uma grande probabilidade de um aumento nos casos de ferrugem-asiática em algumas áreas produtoras de soja do Brasil, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Ele também explicou que, além das condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da doença nesta safra, há também impactos resultantes da temporada anterior, No ano passado, já tivemos muitos casos de ferrugem, o que significa que existe uma grande quantidade de inóculos. Além disso, houve um período de vazio sanitário inadequado, e nossos vizinhos, Paraguai e Bolívia, já estão enfrentando sérios problemas com a doença.

Os dados do Consórcio Antiferrugem, uma plataforma de monitoramento da doença mantida pela Embrapa, também indicam um cenário preocupante em relação à ferrugem-asiática. Já temos muitos pontos de infestação no Brasil, embora a maioria esteja em soja guaxa.

Outra doença fúngica que requer atenção dos produtores é o mofo-branco. Essa é uma doença extremamente complexa, que precisa de um manejo específico, incluindo a gestão da palhada, rotação de culturas e a aplicação de fungicidas químicos e biológicos a cada ano.

Áreas acima de 800 metros de altitude precisam estar em alerta, e o manejo adequado é essencial para evitar problemas a longo prazo.

Ele aconselhou os produtores a agir o mais cedo possível com as soluções recomendadas para o manejo das doenças fúngicas na soja, a fim de garantir o melhor desempenho dos insumos adquiridos e evitar perdas nas lavouras.

 

Fonte de pesquisa: noticiasagricolas.com.br

ATRAQ Logística O início do plantio de soja no Brasil para a safra 2023/24 está sendo marcado por uma atenção significativa às questões climáticas, considerando a presença do fenômeno...

    Veja também

    Diesel no Brasil está em média 11% abaixo da paridade internacional e gasolina, 7%, diz Abicom02/02 O preço médio do diesel no Brasil está atualmente com uma defasagem de cerca de 11% em relação ao mercado internacional, conforme indicado por um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Segundo a entidade, essa defasagem poderia resultar em um aumento de aproximadamente R$ 0,45 por litro. A Abicom......
    O milagre do agro brasileiro, em números09/09/22 Apoiados em bases científicas, nas últimas três décadas os produtores adotaram um considerável número de tecnologias que culminaram em altos volumes, com alta qualidade, além de permitir que as florestas do......
    Petrobras reajusta preço do diesel para distribuidoras19/08/23 A Petrobras anunciou na terça-feira (15/08), no Rio de Janeiro, sobre novos reajustes nos preços do diesel.  A Petrobras vai incrementar o valor médio de venda para as empresas distribuidoras do diesel em R$ 0,78, alcançando......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.