Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 07 de Outubro de 2022 às 20h38

Monitoramento de milho e soja vai inaugurar nanossatélite agrícola brasileiro

O monitoramento agrícola e a estimativa de produção de soja e milho no Maranhão vão iniciar os trabalhos do Visiona CUB (VCUB), o primeiro nanossatélite concebido integralmente pela indústria brasileira para validar tecnologias de aplicação agrícola. Com apenas 12 quilos e do tamanho aproximado de uma caixa de sapatos, o satélite deverá ser colocado em órbita no início de 2023.

O monitoramento agrícola e a estimativa de produção de soja e milho no Maranhão vão iniciar os trabalhos do Visiona, o primeiro nanossatélite concebido integralmente pelo Brasil para validar tecnologias de aplicação agrícola.

A primeira missão do equipamento foi acordada este ano por meio de cooperação técnica e financeira assinada entre a empresa Visiona Tecnologia Espacial, a Embrapa Agricultura Digital e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped).

As imagens públicas de satélites governamentais americanos e europeus já são largamente utilizadas em suporte ao monitoramento da safra agrícola brasileira para subsidiar, com informações, políticas públicas e o setor produtivo. Os dados são obtidos de forma gratuita pelas instituições, porém, o serviço carecia de aperfeiçoamento na visualização de alvos agrícolas, localizados no solo, abaixo das nuvens. Por isso, os especialistas acreditam que as tecnologias modernas embarcadas no VCUB são uma solução inédita para se obter estimativas com maior precisão sobre a produtividade de lavouras.

Fonte: embrapa.com.br

ATRAQ Logística O monitoramento agrícola e a estimativa de produção de soja e milho no Maranhão vão iniciar os trabalhos do Visiona CUB (VCUB), o primeiro nanossatélite concebido integralmente pela...

    Veja também

    Valor do diesel no Brasil deveria subir 12,4%, diz consultoria21/10/22 Um painel de análise dos valores dos combustíveis no Brasil, criado pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), mostra que o valor do diesel e da gasolina no Brasil precisaria subir significativamente para se adequar aos valores cobrados no mercado externo. Esse painel foi lançado na última semana, trazendo informes diários que contarão com análises das......
    Entenda como funciona o potencializador de fungicidas01/07/23 O potencializador de fungicidas é um aditivo utilizado na agricultura para melhorar a eficácia dos fungicidas no controle de doenças em plantas. Ele atua de várias maneiras para aumentar a atividade e a persistência dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.