Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 31 de Março de 2023 às 22h36

Movimentação do Porto de Santos cai 14,8% em fevereiro

O Porto de Santos movimentou em fevereiro deste ano 10,9 milhões de toneladas de cargas, a segunda maior marca para esse período registrada no complexo portuário. Esse desempenho foi 14,8% inferior ao verificado em fevereiro do ano passado, de 12,8 milhões de toneladas (recorde histórico), devido, principalmente, à redução dos volumes exportados de soja em grãos (-10,6%); e açúcar (-24,3%).

A queda nos embarques de soja foi influenciada pelo atraso na colheita, apesar da produção recorde estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 151,4 milhões de toneladas para 2022/2023, conforme informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no último dia 14 de março.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a queda na quantidade exportada de diversos produtos em fevereiro não pode ser considerada uma tendência, em função dos fatores conjunturais mencionados.

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira em fevereiro foi de 27,3%. Das transações comerciais com o exterior que passaram pelo Porto de Santos, a China apresenta a maior participação, com 26,7%. O estado de São Paulo mantém-se como a unidade da federação com a maior participação nas transações comerciais com o exterior, 57,6%.

Aguardamos os dados para março de 2023.

 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística O Porto de Santos movimentou em fevereiro deste ano 10,9 milhões de toneladas de cargas, a segunda maior marca para esse período registrada no complexo portuário. Esse desempenho foi 14,8% inferior ao...

    Veja também

    Produtores de milho podem aproveitar o PlantUP para preparar a próxima safra01/09/23 Uma gestão agrícola de excelência requer um planejamento sólido. Nesse contexto, o PlantUP, uma plataforma digital gratuita desenvolvida pelo Grupo ATTO, surge como uma ferramenta valiosa para os agricultores que buscam informações estratégicas para se prepararem para a safra 2023/2024. Além de disponibilizar dados sobre a cultura da soja, o PlantUP oferece......
    Balança comercial brasileira tem superávit na 3ª semana de outubro28/10/23 Na terceira semana de outubro de 2023, a balança comercial do Brasil registrou um superávit comercial de aproximadamente US$ 2,403 bilhões, como indicado por informações fornecidas pela Secretaria de Comércio Exterior......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.