Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 01 de Dezembro de 2023 às 23h01

Redução de resíduos, de energia e de água são ações adotadas por mais de 80% das indústrias instaladas no Brasil

O setor industrial tem adotado medidas para promover a sustentabilidade ambiental na produção. Segundo pesquisa da CNI, 89% das empresas industriais implementam ações para reduzir resíduos sólidos, 86% para otimizar o consumo de energia e 83% para otimizar o uso de água.

A pesquisa revela que 36% das indústrias adotam de 5 a 6 ações, 22% de 7 a 8, e apenas 3% não têm medidas sustentáveis. O presidente da CNI, Ricardo Alban, destaca que a indústria brasileira já é parte da solução em sustentabilidade.

Empresários apontam que a modernização de máquinas (27%), o uso de fontes de energias renováveis (23%) e investimentos em tecnologias de baixo carbono (19%) são ações prioritárias para descarbonizar a produção industrial. Nos próximos dois anos, 42% focarão em fontes renováveis, 36% em modernização de máquinas, e 32% em otimização do consumo de energia.

A energia solar desperta mais interesse, com 75%, seguida pelo hidrogênio verde (19%) e eólica (13%). A pesquisa mostra que 53% das indústrias já têm projetos para fontes renováveis, sendo a solar a principal (91%).

Para impulsionar uma economia de baixo carbono, 67% dos entrevistados demonstram interesse em financiamento para iniciativas sustentáveis. No entanto, a dificuldade de acesso ao crédito é uma barreira (62%). A criação de um mercado regulado de carbono é considerada importante por 78% dos entrevistados.

Em relação à adoção de novas tecnologias, 75% têm interesse em linhas de crédito, 66% precisam de tecnologias de baixo carbono e 59% buscam modernização de maquinário. A falta de incentivo tributário para mudanças é destacada por 88%.

 

Fonte de pesquisa: CNI (Confederação Nacional da Indústria)

ATRAQ Logística O setor industrial tem adotado medidas para promover a sustentabilidade ambiental na produção. Segundo pesquisa da CNI, 89% das empresas industriais implementam ações para reduzir resíduos...

    Veja também

    Valor do diesel no Brasil deveria subir 12,4%, diz consultoria21/10/22 Um painel de análise dos valores dos combustíveis no Brasil, criado pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), mostra que o valor do diesel e da gasolina no Brasil precisaria subir significativamente para se adequar aos valores cobrados no mercado externo. Esse painel foi lançado na última semana, trazendo informes diários que contarão com análises das......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.