Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 09 de Abril de 2022 às 16h25

Rio Verde/GO alcança produtividade recorde na Soja

A safra de soja 2021/22 se encerrou com as melhores produtividades dos últimos 40 anos, ficando em torno de 66 sacas por hectare.  Foi a maior média registrada no Brasil, afirma José Roberto Brucelli (Diretor do Sindicato Rural de Rio Verde - GO).

Ainda falando da produção de soja, a sétima estimativa da safra de grãos 2021/22, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (7/Abril), aponta que a produção de grãos no país poderá atingir um total de 269,3 milhões de toneladas, o que representa 5,4% ou 13,8 milhões de toneladas superior à obtida na safra 2020/21.

No entanto, em comparação ao primeiro levantamento da Companhia para a atual safra, quando a previsão era de 288,6 milhões de toneladas, o volume representa uma redução de 6,7% ou 19,3 milhões de toneladas, devido às condições climáticas adversas observadas nos estados da Região Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com perdas maiores na soja e no milho.

De acordo com o levantamento, a área plantada total no país está estimada em 72,9 milhões de hectares, ou seja, crescimento de 4,4% se comparada à safra 2020/21. Os maiores incrementos de área são observados na soja, com 4,1% ou 1,6 milhão de hectares e, no milho, com 6,5% ou 1,3 milhão de hectares.

Para o milho, a produção estimada é de 115,6 milhões de toneladas, 32,7% superior ao ciclo anterior. A colheita da 1ª safra do cereal está adiantada, na 2ª predomina a fase de desenvolvimento e a 3ª safra inicia o plantio a partir da segunda semana de abril.

A venda antecipada de soja do Brasil atingiu 6,9% da produção estimada para a safra 2022/23, que será plantada a partir de setembro, avanço de 1,7 ponto percentual na variação mensal, mas com atraso em relação a anos anteriores em meio a incertezas sobre a disponibilidade de insumos e custos elevados.

A comercialização está aquém dos 8,4% da média dos últimos cinco anos e também abaixo dos 12,8% registrados para vendas futuras, em igual momento de 2021, mostraram os dados. Aguardamos novos dados.

 

Fonte: Notícias Agrícolas/CONAB/Forbes Brasil

ATRAQ Logística A safra de soja 2021/22 se encerrou com as melhores produtividades dos últimos 40 anos, ficando em torno de 66 sacas por hectare.  Foi a maior média registrada no Brasil, afirma José Roberto Brucelli...

    Veja também

    Investimento do agro em energia solar soma cerca de R$ 15,5 bilhões no Brasil15/07/23 O investimento do setor agrícola em energia solar no Brasil tem se mostrado uma tendência crescente nos últimos anos. A combinação das necessidades energéticas das propriedades rurais e o potencial solar abundante do país têm impulsionado a adoção de sistemas fotovoltaicos pelo agronegócio brasileiro. Existem várias razões......
    A cada 10 safras de soja, uma é perdida para fitonematoides28/01/23 Uma pesquisa realizada pela empresa Agroconsult, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nematologia e uma empresa fabricante de insumos, trouxe números alarmantes sobre os prejuízos causados pelos nematoides na agricultura no Brasil. Segundo......
    Exportação de milho vai à 5,1 milhões de toneladas em set/2201/10/22 O Brasil exportou 5.101.740,9 toneladas de milho não moído (exceto milho doce) até aqui no mês de setembro, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Comércio......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.