Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 04 de Junho de 2022 às 09h39

Afinal, qual é o impacto do conforto no cotidiano do caminhoneiro?

Imagine passar o dia todo dentro da cabine de um caminhão sem o menor conforto? Suspensão dura, bancos desconfortáveis, calor ou frio em seu interior. Tudo isso contribuindo para o cansaço do motorista aumentar até que ele, exausto, se vê obrigado a parar para descansar e esticar o corpo. Essa situação era muito comum em anos anteriores e ainda é recorrente para quem trabalha com veículos muito antigos.

Mas de uns anos para cá, as montadoras passaram a se preocupar mais com a questão do conforto, pois se trata de um diferencial importante para o bem-estar e para o bom desempenho do condutor.

Quem trabalha há muitos anos rodando pelas estradas sabe a diferença que é conduzir um veículo confortável como o modelo citado e um mais antigo, duro e nada ergonômico. E não se trata apenas de cansaço e desempenho, mas principalmente da saúde do motorista. Há muitos profissionais com problemas de coluna por terem trabalhado a vida inteira em veículos projetados sem ter o fator conforto entre as principais preocupações.

Tanto as transportadoras quanto os motoristas autônomos devem dar especial atenção para este quesito na hora de adquirir um veículo novo ou seminovo. Afinal, em certos casos o caminhão não é só um equipamento de trabalho, mas também a “casa” do motorista. E por isso mesmo precisa ser aconchegante. Vale lembrar que a maioria dos caminhoneiros que faz transporte de longa distância dorme na cabine do veículo.

Nesse sentido, alguns itens são importantes como: cortinas centrais, um frigobar, ar-condicionado ou climatizador de teto. segunda cama tipo beliche, entre outros. O ideal é que o caminhoneiro possa ter mais tranquilidade e conforto em suas viagens, logo que, estas podem ser de média a longa distância.

Fonte de dados: blogdocaminhoneiro.com.br

ATRAQ Logística Imagine passar o dia todo dentro da cabine de um caminhão sem o menor conforto? Suspensão dura, bancos desconfortáveis, calor ou frio em seu interior. Tudo isso contribuindo para o cansaço do motorista...

    Veja também

    Vida de caminhoneiro: continua atraindo mulheres e homens pelo estilo de vida23/09/22 A pesquisa mais recente sobre o perfil do caminhoneiro no Brasil é de 2019, da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e já revelava que 99,5% desses profissionais são homens com uma média de idade de 44 anos. Os caminhoneiros hoje são quase 2 milhões no país, segundo dados da CNT. Essenciais para economia, movimentam 60% de toda a carga......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.