Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 05 de Setembro às 16h12

Comissão aprova redução de impostos para insumos agrícolas

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 54/2025, que prevê a possibilidade de redução de impostos sobre insumos agropecuários e aquícolas. A proposta inclui defensivos, fertilizantes, mudas e medicamentos na categoria de bens essenciais e indispensáveis, o que impede que sejam tratados como produtos supérfluos para fins de tributação.

O texto autoriza o governo federal a zerar ou estabelecer em até 30% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicadas a esses insumos, modificando o Código Tributário Nacional.

O parecer aprovado foi elaborado pelo deputado Marcelo Moraes (PL-RS), que considerou a proposta apresentada pela deputada Daniela Reinehr (PL-SC) como uma forma de dar mais segurança jurídica à tributação já praticada sobre esses produtos, reforçando o entendimento de que são essenciais para a produção agrícola.

 

Fonte de pesquisa: revistacultivar.com.br

A tramitação do projeto seguirá agora para as comissões de Finanças e Tributação, além da de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, o texto será analisado pelo Plenário da Câmara e, caso aprovado, seguirá para votação no Senado antes de se tornar lei.

ATRAQ Logística A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 54/2025, que prevê a possibilidade de redução de impostos sobre insumos agropecuários e...

    Veja também

    Agro contribuirá positivamente para o crescimento do PIB no 1º trimestre28/03 A inflação dos alimentos deve desacelerar para cerca de 6%. A safra 2024/25 promete ser robusta, com cerca de 330 milhões de toneladas de grãos, impulsionando o PIB no primeiro trimestre. Os custos de produção foram razoáveis, permitindo boas margens de lucro, especialmente em produtos escassos como café, laranja, cacau e algumas carnes. A quebra de......
    Fosfato natural pode ser solução para falta de fertilizantes!22/07/22 Desde que a guerra se iniciou na Ucrânia em Fevereiro de 2022, a crise dos fertilizantes se estabeleceu no mundo inteiro. Existe uma grande demanda, e ela não está sendo mais suprida. Nesse sentido, a grande maioria dos países......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.