Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Fevereiro de 2022 às 10h50

Como o Brasil pode se tornar uma potência do agro diante da dependência do mercado internacional?

O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado internacional exerce forte influência sobre o agronegócio em nosso país. Nesse sentido, em termos estatísticos qualquer mudança significativa no cenário - os preços sobem ou declinam de um dia para o outro.

Existe uma demanda crescente por alimentos e os dados indicam que arté 2050, o Brasil será responsável pela produção de 50% destes. Apelidado de 'celeiro do mundo', nós temos terras produtivas, tecnologia, e um produtor rural engajado.

Outros países estão transformando suas economias agrárias em industriais de produção de bens de consumo direto. (Ex: roupas, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros), e acelerando essa demanda/aquisição. Senão existem mais pessoas no campo, é necessário comprar de outro lugar. Esse é o caso da China, grande importador do agro brasileiro.

Para se tornar, o principal produtor mundial de alimentos, o Brasil deve superar essa crise por fertilizantes (atual), logo que, sua dependência é diretamente ligada a importação. Com a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia, as sanções internacionais podem impedir a aquisição desses insumos; desabastecendo assim, o nosso país e atrasando alguns objetivos do agro.

Algumas incertezas para os próximos anos estão relacionadas a esses parâmetros e também aos direcionamentos que os próximos governos entenderão como suas diretrizes. Por vezes, o setor agrícola fica abandonado pelo congresso nacional e acaba por 'dar um jeito' sozinho.

Fonte: Canal Rural

ATRAQ Logística O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado...

    Veja também

    Comissão aprova redução de impostos para insumos agrícolas05/09 A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 54/2025, que prevê a possibilidade de redução de impostos sobre insumos agropecuários e aquícolas. A proposta inclui defensivos, fertilizantes, mudas e medicamentos na categoria de bens essenciais e indispensáveis, o que impede que sejam tratados como produtos......
    Reforma Tributária impõe desafios para o agronegócio28/02 Com a aprovação da Reforma Tributária por meio da Emenda Constitucional 132/23 e da Lei Complementar 214/25, o setor agropecuário precisará se adaptar a um novo modelo fiscal. Representando aproximadamente 22% do PIB......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.