Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Fevereiro de 2022 às 10h50

Como o Brasil pode se tornar uma potência do agro diante da dependência do mercado internacional?

O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado internacional exerce forte influência sobre o agronegócio em nosso país. Nesse sentido, em termos estatísticos qualquer mudança significativa no cenário - os preços sobem ou declinam de um dia para o outro.

Existe uma demanda crescente por alimentos e os dados indicam que arté 2050, o Brasil será responsável pela produção de 50% destes. Apelidado de 'celeiro do mundo', nós temos terras produtivas, tecnologia, e um produtor rural engajado.

Outros países estão transformando suas economias agrárias em industriais de produção de bens de consumo direto. (Ex: roupas, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros), e acelerando essa demanda/aquisição. Senão existem mais pessoas no campo, é necessário comprar de outro lugar. Esse é o caso da China, grande importador do agro brasileiro.

Para se tornar, o principal produtor mundial de alimentos, o Brasil deve superar essa crise por fertilizantes (atual), logo que, sua dependência é diretamente ligada a importação. Com a guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia, as sanções internacionais podem impedir a aquisição desses insumos; desabastecendo assim, o nosso país e atrasando alguns objetivos do agro.

Algumas incertezas para os próximos anos estão relacionadas a esses parâmetros e também aos direcionamentos que os próximos governos entenderão como suas diretrizes. Por vezes, o setor agrícola fica abandonado pelo congresso nacional e acaba por 'dar um jeito' sozinho.

Fonte: Canal Rural

ATRAQ Logística O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado...

    Veja também

    Argentina deverá ser local mais quente do mundo nos próximos dias e agricultura sofre perdas09/12/22 O cenário climático da Argentina segue preocupando, vai se agravando e tirando, a cada dia, uma fatia grande do potencial produtivo das safras do país. Para a soja, de acordo com os especialistas, há regiões sofrendo com perdas de até uma tonelada por hectare, com espaço para que fiquem ainda mais severas. As temperaturas em dezembro deverão ser muito......
    Conab revisa produção de soja para a safra 2024/2519/09 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atualizou, no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, os números referentes à soja. O relatório, divulgado na última quinta-feira (11), trouxe revisões de......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.