Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 21 de Junho de 2024 às 16h32

Embrapa traça plano emergencial para apoiar o Rio Grande do Sul

A Embrapa iniciou um plano emergencial para apoiar o Rio Grande do Sul, onde possui quatro Unidades de pesquisa: Clima Temperado (Pelotas), Pecuária Sul (Bagé), Trigo (Passo Fundo) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves). O objetivo é mitigar os efeitos dos eventos climáticos adversos na agropecuária da Região Sul do Brasil, focando inicialmente em alimentação, água, saneamento, saúde e informações para a recuperação das atividades agropecuárias afetadas pelas chuvas em abril e maio. Esse trabalho é realizado em parceria com os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além da Anater e da Fiocruz.

Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, afirmou que a prioridade é salvar vidas e auxiliar a população gaúcha em suas necessidades básicas. A Empresa está conduzindo uma campanha interna de arrecadação de dinheiro, roupas, utensílios, alimentos, produtos de higiene e limpeza, com a colaboração do Sinpaf e da AEE, já tendo arrecadado mais de 70 mil reais em Bento Gonçalves.

Cristhiane Amâncio, chefe-geral da Embrapa Agrobiologia (RJ), sugeriu usar o crédito do vale-alimentação para adquirir a produção agrícola dos agricultores mais impactados, como feito em 2011 no Rio de Janeiro. Será necessário definir estratégias de apoio à reorganização das redes de produção, circulação e consumo pelas Unidades do RS, com o apoio do Comitê Permanente de Inclusão Socioprodutiva da Embrapa.

Mariane Vidal, da Diretoria de Pesquisa e Inovação, destacou a parceria com a Fiocruz através do Comitê Permanente de Saúde Única. A Fiocruz disponibilizou um assento para a Embrapa na sala de situação em Brasília, para reunir informações sobre as fragilidades dos territórios afetados e ouvir os representantes dos atingidos, incluindo agricultores e entidades de assistência técnica.

A Embrapa também lançará uma página em seu portal com informações técnicas sobre a recuperação de áreas agrícolas e de produção animal. As equipes de pesquisa estão avaliando a aptidão agrícola pós-tragédia, considerando que nem todas as terras serão reocupadas ou consideradas agricultáveis a curto prazo.

 

Fonte de pesquisa: www.embrapa.com.br

ATRAQ Logística A Embrapa iniciou um plano emergencial para apoiar o Rio Grande do Sul, onde possui quatro Unidades de pesquisa: Clima Temperado (Pelotas), Pecuária Sul (Bagé), Trigo (Passo Fundo) e Uva e Vinho (Bento...

    Veja também

    Argentina deverá ser local mais quente do mundo nos próximos dias e agricultura sofre perdas09/12/22 O cenário climático da Argentina segue preocupando, vai se agravando e tirando, a cada dia, uma fatia grande do potencial produtivo das safras do país. Para a soja, de acordo com os especialistas, há regiões sofrendo com perdas de até uma tonelada por hectare, com espaço para que fiquem ainda mais severas. As temperaturas em dezembro deverão ser muito......
    Milho silagem: produtividade fica abaixo das expectativas21/12/23 O cenário atual indica que a área plantada de milho silagem permanece em cerca de dois terços da área planejada, de acordo com as informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS. A principal atividade concentra-se......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.