Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 19 de Dezembro de 2024 às 16h05

Ferrugem-asiática: prejuízos podem chegar a R$ 6 mil por hectare

No Brasil, a safra 2024/25 de soja já está com quase toda a área plantada nos principais estados produtores. Após um início marcado por uma seca prolongada, as chuvas entre o final de outubro e novembro aceleraram o ritmo do plantio. Apesar desse progresso, o clima continua sendo um fator crítico, impondo desafios para alcançar boa produtividade e uma colheita satisfatória.

Especialistas alertam que o período de alta incidência de chuvas nas principais regiões produtoras de soja pode favorecer o surgimento de doenças fúngicas, como a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi). Essa doença, caso não seja controlada, pode causar perdas de até 90% na lavoura, resultando em prejuízos superiores a R$ 6 mil por hectare em cenários de alta severidade, impactando significativamente os produtores.

Mais informações sobre fitossanidade podem ser encontradas no Agrolinkfito.

Outro dado preocupante é o aumento significativo nos casos de ferrugem-asiática. Dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa Soja, indicam que a média de registros da doença nas últimas cinco safras foi de 33 ocorrências por ciclo, enquanto no ciclo 2023/24, o número saltou para 111 casos, representando uma alta de 234%. Esse crescimento destaca a necessidade urgente de reforçar o manejo fitossanitário.

Os especialistas recomendam que o manejo da doença inclua a rotação de ativos e a inserção de novas moléculas para evitar a propagação. 

Outras estratégias indicadas para lidar com a ferrugem-asiática incluem boas práticas como o vazio sanitário, que envolve a ausência da semeadura de soja e a eliminação de plantas voluntárias na entressafra para reduzir o inóculo do fungo, a utilização de cultivares de ciclo precoce, o plantio no início da época recomendada e o uso de fungicidas. 

 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística No Brasil, a safra 2024/25 de soja já está com quase toda a área plantada nos principais estados produtores. Após um início marcado por uma seca prolongada, as chuvas entre o final de outubro e...

    Veja também

    China já importou quase o dobro de soja do BR neste início de 2024 em relação a 2301/03/24 Apesar da ausência de grandes volumes de novas vendas de soja no mercado brasileiro, as exportações da oleaginosa pelo país continuam apresentando números positivos, concretizando acordos já firmados durante períodos em que os preços eram mais atrativos, conforme indicam os últimos dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Nos primeiros 15......
    Porto de Santos terá novas áreas de estacionamento para caminhões07/02/25 Três novos pátios para caminhões serão construídos na Baixada Santista pela Autoridade Portuária de Santos, e há possibilidade de um quarto espaço, ainda não confirmado. Esses pátios fazem......
    Entenda a atualização do Marco Legal dos defensivos agrícolas03/05/24 O setor agrícola brasileiro deu um passo significativo com a publicação do novo Marco Legal dos Defensivos Agrícolas, que trouxe uma série de atualizações e mudanças importantes. A Lei n°......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.