Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 19 de Dezembro de 2024 às 16h05

Ferrugem-asiática: prejuízos podem chegar a R$ 6 mil por hectare

No Brasil, a safra 2024/25 de soja já está com quase toda a área plantada nos principais estados produtores. Após um início marcado por uma seca prolongada, as chuvas entre o final de outubro e novembro aceleraram o ritmo do plantio. Apesar desse progresso, o clima continua sendo um fator crítico, impondo desafios para alcançar boa produtividade e uma colheita satisfatória.

Especialistas alertam que o período de alta incidência de chuvas nas principais regiões produtoras de soja pode favorecer o surgimento de doenças fúngicas, como a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi). Essa doença, caso não seja controlada, pode causar perdas de até 90% na lavoura, resultando em prejuízos superiores a R$ 6 mil por hectare em cenários de alta severidade, impactando significativamente os produtores.

Mais informações sobre fitossanidade podem ser encontradas no Agrolinkfito.

Outro dado preocupante é o aumento significativo nos casos de ferrugem-asiática. Dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa Soja, indicam que a média de registros da doença nas últimas cinco safras foi de 33 ocorrências por ciclo, enquanto no ciclo 2023/24, o número saltou para 111 casos, representando uma alta de 234%. Esse crescimento destaca a necessidade urgente de reforçar o manejo fitossanitário.

Os especialistas recomendam que o manejo da doença inclua a rotação de ativos e a inserção de novas moléculas para evitar a propagação. 

Outras estratégias indicadas para lidar com a ferrugem-asiática incluem boas práticas como o vazio sanitário, que envolve a ausência da semeadura de soja e a eliminação de plantas voluntárias na entressafra para reduzir o inóculo do fungo, a utilização de cultivares de ciclo precoce, o plantio no início da época recomendada e o uso de fungicidas. 

 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística No Brasil, a safra 2024/25 de soja já está com quase toda a área plantada nos principais estados produtores. Após um início marcado por uma seca prolongada, as chuvas entre o final de outubro e...

    Veja também

    Porto de Xangai trava economia mundial26/04/22 Nos últimos dias, estamos visualizando como um novo surto de Covid-19 na China está fazendo com que as autoridades efetivem lockdowns em metrópoles populosas. A política de 'covid zero' do governo chinês é controversa, pois limita a vida dos chineses nas mais variadas esferas, e também tumultua os mercados internacionais. A cidade de Xangai é uma das......
    Geadas: como o frio afeta o agronegócio15/04/22 Com os dias ficando cada vez mais frios, é normal que os produtores sintam uma certa preocupação quanto a saúde das suas lavouras. O frio intenso registrado em 2021 trouxe episódios de geadas que atingiram todos os......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.