Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 30 de Setembro de 2023 às 17h59

Ipea revisa de 13,2% para 15,5% o crescimento do PIB agro em 2023

Nesta segunda-feira (25), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira projeção para 2024. De acordo com os pesquisadores, a estimativa de crescimento para o setor foi revisada de 13,2% para 15,5%. Essa revisão se justifica pela alta inesperada no segundo trimestre, pelas revisões positivas das previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas da lavoura e pelo bom desempenho das produções de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante o processo produtivo, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um aumento interanual de 18,8% no primeiro trimestre e continuou a crescer no segundo trimestre, com uma expansão de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Um dos principais contribuintes para esse resultado positivo foi o crescimento estimado em 61,4% na produção de soja na região Sul.

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi atualizada de 11,5% para 16%, principalmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra. O Ipea também destacou que quatro das cinco culturas mais importantes da lavoura tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento na produção.

 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística Nesta segunda-feira (25), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira projeção para...

    Veja também

    Brasil supera estimativa da Anec e exporta 6,4 milhões de toneladas de milho em dezembro/2206/01/23 Dezembro se encerrou com o Brasil exportando 6.411.802,8 toneladas de milho não moído (exceto milho doce), de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Sendo assim, o volume acumulado nestes 22 dias úteis do mês representa 87,99% a mais do que total de 3.410.600,4 toneladas que foram......
    Calcário ganha força em tempo de crise nos fertilizantes27/05/22 A aplicação de calcário é uma ferramenta necessária para o agronegócio brasileiro e que ganha força com os riscos gerados pelo desabastecimento de fertilizantes. As ameaças surgem em razão da......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.