Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 14 de Junho às 15h00

Mercado de soja: impactos da MP 1.277 e dólar alto agitam a semana

Na última semana, o mercado de soja passou por importantes movimentações influenciadas por fatores climáticos, legislativos e econômicos. A Grão Direto informou que o plantio da safra norte-americana progrediu bem, graças a condições climáticas favoráveis que também estão beneficiando o desenvolvimento inicial da cultura.

A aprovação da Medida Provisória 1.277 teve repercussões significativas na comercialização da soja no Brasil. Devido à retirada do benefício fiscal da Lei Kandir, tradings suspenderam temporariamente suas compras para recalcular margens. A Abiove estima que, se aprovada pelo Congresso, a MP pode reduzir os preços pagos ao produtor em até 4%.

Internacionalmente, o mercado foi impactado pela decisão do Banco Central Europeu de reduzir suas taxas de juros em 25 pontos-base, a primeira redução em quatro anos. Em Chicago, o contrato de soja para julho de 2024 caiu 2,32%, fechando a U$11,77 por bushel. No Brasil, os preços também caíram, mesmo com o dólar subindo 1,52%, fechando a R$5,33. O contrato com vencimento em março de 2025 recuou 2,09%, sendo cotado a U$11,72 por bushel.

Para a próxima semana, espera-se que o mercado de soja continue sendo influenciado por vários fatores. Na quarta-feira (12), será divulgado o Relatório de Oferta e Demanda do USDA, que pode manter o otimismo sobre a safra norte-americana, com uma produção estimada acima de 120 milhões de toneladas. No Brasil, a expectativa de produção pode diminuir devido às perdas no Rio Grande do Sul, mas ainda deve superar 150 milhões de toneladas.

O Monitor de Seca nos Estados Unidos mostrou uma redução na área afetada para 2%, comparado a 3% na semana anterior e 39% no ano passado, trazendo conforto ao mercado e pressionando negativamente as cotações em Chicago. Segundo a última atualização do USDA, o plantio da soja avançou 10%, atingindo 78% da área total projetada, acima da média dos últimos anos, apesar de estar abaixo do ritmo do ano passado.

 

Fonte de pesquisa: www.agrolink.com.br

ATRAQ Logística Na última semana, o mercado de soja passou por importantes movimentações influenciadas por fatores climáticos, legislativos e econômicos. A Grão Direto informou que o plantio da safra...

    Veja também

    Bioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater pragas cresce no campo14/04/23 O uso de bioinsumos, como fungos e bactérias, vem crescendo no campo como uma forma de fertilizar o solo e combater as pragas e doenças que atacam as lavouras. Esses produtos são capazes de devolver para a terra os microorganismos que foram se perdendo, ao longo dos anos, com o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos. Funciona assim: o solo tem propriedades......
    Balança comercial brasileira tem superávit na 3ª semana de outubro28/10/23 Na terceira semana de outubro de 2023, a balança comercial do Brasil registrou um superávit comercial de aproximadamente US$ 2,403 bilhões, como indicado por informações fornecidas pela Secretaria de Comércio Exterior......
    Semente de soja está mais barata, mas produtor adia compra04/08/23 De acordo com o último levantamento de custos de produção realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado um declínio de 22,2% no preço da semente de soja em Mato Grosso em......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.