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Postado em 20 de Janeiro de 2023 às 16h00

Por que fazer manutenção depois da safra?

O transporte seguro de cargas depende de vários fatores, como a manutenção em dia do caminhão. A lona utilizada para cobrir a mercadoria durante o trajeto também tem fundamental importância para evitar o derramamento de resíduos nas rodovias e vias públicas, diminuindo assim o risco de acidentes e prejuízos no transporte da safra. No entanto, é preciso pensar na proteção mais adequada, que vai depender do tipo de carga, modelo e tamanho do veículo. 

O tipo de carga que será transportado é um dos principais itens a ser avaliado para a escolha correta da proteção. A lona de PVC, por exemplo, é indicada para cargas a granel, como grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo, além de outras cargas secas, como sacarias. Quando produzida com material de qualidade, apresenta alta durabilidade, resistência contra mudanças climáticas, com proteção contra raios UV e impermeável.

Seguir os cuidados recomendados pelo fabricante, realizar a manutenção e armazenamento adequados são imprescindíveis para garantir a durabilidade da peça. Arrastar a lona sobre superfícies ásperas e pontiagudas, além de guardá-la suja ou molhada podem danificar o material. 

Se o seu caminhão possui alta quilometragem, isso é ainda mais sério. Com o tempo, as peças se desgastam e você não pode quebrar no meio do caminho. Na manutenção periódica são checados as porcas e parafusos, a lubrificação, o terminal de direção, a transmissão, as condições do sistema elétrico etc. Na dúvida, procure uma oficina especializada.

SISTEMA DE SINALIZAÇÃO: O bom funcionamento da iluminação é importante para você e os outros motoristas. As luzes de freio, por exemplo, são como alerta para quem vem atrás do seu veículo. Tome cuidado com a sujeira nas luzes! Às vezes, você anda na lama e na poeira, isso suja os faróis traseiros e tira a visibilidade dos outros motoristas. Para solucionar vá a um posto e peça para jogar um pouco de água nas lanternas, se possível lave-as.
 
FREIOS: preste atenção nas lonas e pastilhas de freio, elas devem ser trocadas conforme as informações do fabricante. Fique de olho no manômetro de pressão que está no painel do caminhão. Ele tem um sistema de pressão do ar e qualquer vazamento pode causar problemas.
 
SUSPENSÃO: O sistema de suspensão, além de garantir o conforto do motorista, protege a carga dos excessos de ondulações e buracos nas rodovias. A suspensão dos caminhões conta com um complexo sistema de molas, feixes e amortecedores, que devem ser verificados conforme as informações do fabricante. Rangidos, assobios e estalos podem indicar que o veículo precisa de uma parada.
 
PALHETAS DO LIMPADOR DE PARA-BRISAS: É um item que poucos motoristas se importam, mas quem está na lida todos os dias sabe o quanto isso é importante. Em um clima tão “maluco” como o do Brasil, é impossível ir de uma cidade a outra sem chuva. Troque as palhetas a cada 6 meses ou quando apresentarem ressecamento.
 
PNEUS: Quando você cuida bem do pneu da sua máquina ele pode durar mais de 60 mil Km. Porém, fique atento: se os sulcos estiverem com menos do que 1,6 milímetro de profundidade é hora de trocar. Fica a dúvida: como saber isso?Os pneus contam com o sistema TWI (Tread Wear Indicator). São pedacinhos de borracha que se localizam entre os sulcos.

Quando está bom, eles ficam escondidos entre as ranhuras, quando eles aparecem está na hora de aposentá-los. Pneu está gasto tem menos borracha e pouca aderências ao asfalto. Os sulcos, com pouca profundidade, não drenam a quantidade adequada de água da chuva, causando aquaplanagem.
 
ÓLEO: A troca deve ser conforme o fabricante exige, e junto, você também deve trocar o filtro de óleo. Ele é o responsável por filtrar as impurezas que saem do motor durante a passagem do óleo. A cada troca, também verifique o filtro de ar do motor, se estiver muito preto e sujo, troque-o na hora.

A manutenção periódica deve ser prioridade! Mantenha sua máquina sempre funcionando e bem cuidada. 

Fonte de pesquisa: agrolink/compeçasmultimarca

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