Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 26 de Abril de 2022 às 15h52

Porto de Xangai trava economia mundial

Nos últimos dias, estamos visualizando como um novo surto de Covid-19 na China está fazendo com que as autoridades efetivem lockdowns em metrópoles populosas. A política de 'covid zero' do governo chinês é controversa, pois limita a vida dos chineses nas mais variadas esferas, e também tumultua os mercados internacionais.

A cidade de Xangai é uma das mais importantes em termos de economia e desenvolvimento. Seu porto é um dos mais movimentados; acumulando para si uma taxa de controle de 17% do tráfego de contêineres e 27% das exportações da China em 2021. Com os bloqueios ocasionados pela política de neutralização do covid, o porto de Xangai está praticamente parado, ocasionando um gigantesco congestionamento de navios e conteiêneres estacionados, na espera de serem liberados para partir.

A Câmara de Comércio da União Europeia estimou que havia 40% a 50% menos caminhões disponíveis em Xangai e que menos de 30% da força de trabalho de Xangai pode retornar ao trabalho.

As medidas impostas pela China nesta nova onda de Covid-19 determinam que todos que forem diagnosticados com a doença devem ficar em quarentena mesmo que não apresentem sintomas. 

As consequências globais certamente serão de lentidão no fluxo de importação e em toda a cadeia produtiva, o que impactará no aumento da inflação. A situação fica a cada dia mais crítica e talvez demore meses para ser solucionada, ou seja, certamente muitas mercadorias demorarão para chegar em todas as partes do mundo.

Para a América Latina, o peso pode ser duplo. Primeiro em termos de produtividade econômica, diz ele, pois mesmo que haja demanda da China por todas as matérias-primas que ela importa da América Latina, os embarques não serão fáceis de fazer, e depois em termos de aumentar ainda mais a inflação por aqui!

Especialistas dizem que essa crise só irá começar a ser solucionada em meados de Maio/2022. Agora é aguardar o desfecho.

Fonte: BBC.com

ATRAQ Logística Nos últimos dias, estamos visualizando como um novo surto de Covid-19 na China está fazendo com que as autoridades efetivem lockdowns em metrópoles populosas. A política de 'covid zero' do...

    Veja também

    Soja impulsiona aumento de defensivos agrícolas, mas mercado sofre queda em valor23/08/24 O uso de defensivos agrícolas no Brasil cresceu no primeiro semestre de 2024, com uma expansão de 9,3% nas áreas tratadas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento resultou em mais de 1 bilhão de hectares tratados, refletindo as condições climáticas e o desempenho positivo da safra de soja. Dados divulgados pelo Sindicato......
    Ministério da Agricultura registra herbicida inédito no Brasil18/02/23 O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou o Ato n° 05, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13),......
    Euro NCAP vai avaliar a segurança de caminhões a partir de 202422/04/23 A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP, começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. Inicialmente, serão avaliados parâmetros de segurança passiva e ativa dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.