Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 01 de Dezembro de 2023 às 23h01

Redução de resíduos, de energia e de água são ações adotadas por mais de 80% das indústrias instaladas no Brasil

O setor industrial tem adotado medidas para promover a sustentabilidade ambiental na produção. Segundo pesquisa da CNI, 89% das empresas industriais implementam ações para reduzir resíduos sólidos, 86% para otimizar o consumo de energia e 83% para otimizar o uso de água.

A pesquisa revela que 36% das indústrias adotam de 5 a 6 ações, 22% de 7 a 8, e apenas 3% não têm medidas sustentáveis. O presidente da CNI, Ricardo Alban, destaca que a indústria brasileira já é parte da solução em sustentabilidade.

Empresários apontam que a modernização de máquinas (27%), o uso de fontes de energias renováveis (23%) e investimentos em tecnologias de baixo carbono (19%) são ações prioritárias para descarbonizar a produção industrial. Nos próximos dois anos, 42% focarão em fontes renováveis, 36% em modernização de máquinas, e 32% em otimização do consumo de energia.

A energia solar desperta mais interesse, com 75%, seguida pelo hidrogênio verde (19%) e eólica (13%). A pesquisa mostra que 53% das indústrias já têm projetos para fontes renováveis, sendo a solar a principal (91%).

Para impulsionar uma economia de baixo carbono, 67% dos entrevistados demonstram interesse em financiamento para iniciativas sustentáveis. No entanto, a dificuldade de acesso ao crédito é uma barreira (62%). A criação de um mercado regulado de carbono é considerada importante por 78% dos entrevistados.

Em relação à adoção de novas tecnologias, 75% têm interesse em linhas de crédito, 66% precisam de tecnologias de baixo carbono e 59% buscam modernização de maquinário. A falta de incentivo tributário para mudanças é destacada por 88%.

 

Fonte de pesquisa: CNI (Confederação Nacional da Indústria)

ATRAQ Logística O setor industrial tem adotado medidas para promover a sustentabilidade ambiental na produção. Segundo pesquisa da CNI, 89% das empresas industriais implementam ações para reduzir resíduos...

    Veja também

    Quebra de safra impacta preço do frete por km rodado22/03/24 Segundo informações do Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado registrou uma queda de 1,10% em fevereiro, encerrando o mês em R$ 6,29, em comparação com janeiro. Essa redução, de acordo com a análise da Edenred Repom, é parcialmente atribuída à estabilidade do preço......
    Roubo de cargas voltou a crescer no Brasil em 202111/11/22 Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que os roubos de carga tiveram aumento de 1,7% no país em 2021. Foi a primeira alta desde 2017 e, no total, o......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.