Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Maio de 2022 às 16h50

Calcário ganha força em tempo de crise nos fertilizantes

A aplicação de calcário é uma ferramenta necessária para o agronegócio brasileiro e que ganha força com os riscos gerados pelo desabastecimento de fertilizantes. As ameaças surgem em razão da guerra que envolve Rússia e Ucrânia.

O Brasil um dos principais consumidores mundiais de fertilizantes. A calagem, que é a aplicação de corretivos agrícolas como o calcário, proporciona melhor absorção dos nutrientes presentes nos fertilizantes.

O calcário não substitui o fertilizante, mas potencializa os resultados da adubação. A aplicação de fertilizantes em solos ácidos reduz a absorção dos nutrientes presentes nesse fertilizante. Países tropicais, como o Brasil, apresentam solos ácidos em grande parte do território. Fazer a adubação sem calagem é desperdício na certa.

A análise passa pelos custos do plantio. O valor investido em uma tonelada de fertilizantes, entre as fórmulas mais comuns, é bem superior ao custo da tonelada de calcário (por seu preço ser em Real).

Já o governo federal está lançando o Plano Nacional de Fertilizantes. Em reunião sobre o plano, a Abracal reforçou a autoridades e pesquisadores a importância da calagem no conjunto de ações previstas no plano.

A produção do calcário agrícola consiste na cominuição apropriada de rochas carbonáticas abundantes no país, e as jazidas atualmente em operação conseguiriam atender à expansão no consumo. A aplicação ganhou maior importância também diante do registro de eventos climáticos extremos que afetam tanto o campo como o ecossistema.

Solos corrigidos produzem mais massa vegetal e raízes, elevam a atividade microbiana e se tornam mais estruturados, possuindo uma maior capacidade de infiltração e retenção de água. 

Fonte: noticiasagricolas.com.br

ATRAQ Logística A aplicação de calcário é uma ferramenta necessária para o agronegócio brasileiro e que ganha força com os riscos gerados pelo desabastecimento de fertilizantes. As ameaças...

    Veja também

    Produtor que não realizou secagem de grãos terá um PROBLEMA08/09/23 O procedimento adequado de secagem e armazenamento de grãos representa um componente crítico para a preservação da alta qualidade alcançada durante a colheita. Essa etapa precede o armazenamento propriamente dito, e sua execução adequada desempenha um papel essencial na prevenção de perdas e na garantia da durabilidade da colheita recentemente......
    Semente de soja está mais barata, mas produtor adia compra04/08/23 De acordo com o último levantamento de custos de produção realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado um declínio de 22,2% no preço da semente de soja em Mato Grosso em......
    A importância do cobre na produção agrícola25/01/22 O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas. Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar de olho nos sintomas é......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.