Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 25 de Janeiro de 2022 às 10h42

A importância do cobre na produção agrícola

O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas.

Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar de olho nos sintomas é a primeira medida para evitar problemas.

Dentre os micronutrientes, o cobre foi identificado como essencial às plantas pela primeira vez na década de 1930. Sua solubilidade é muito dependente do pH do solo, tornando-se prontamente disponível a um pH abaixo de 6,0. Altos teores disponíveis no solo podem inibir a absorção do zinco e vive versa. Por isso é muito desejável que esses nutrientes, dentre outros, estejam em equilíbrio no solo, já que altas quantidades dos mesmos são prejudiciais.

A maior parte da biomassa da planta é constituída por carbono, oxigênio e hidrogênio, que formam os carboidratos oriundos do processo fotossintético. Embora estes três elementos constituam mais de 90% do tecido vegetal, as plantas precisam também de nutrientes minerais que são encontrados no solo, sendo alguns demandados em maiores quantidades (macronutrientes) e outros em pequenas quantidades (micronutrientes).

É um elemento de baixa mobilidade nas plantas, onde exerce papel importante na fotossíntese e respiração. Influencia também na fixação biológica de nitrogênio nas leguminosas, principalmente na soja. Sua carência é de difícil percepção visual, mas quando é possível perceber, ela altera a tonalidade das folhas tornando-as verde-azuladas, enroladas, alongadas e deformadas.

Fungicidas à base de cobre foram os primeiros a serem utilizados na agricultura. Eles são chamados de multissítios, por alterar vários processos bioquímicos que ocorrem no patógeno. Na soja, seu uso é bastante recente, e recomenda-se usá-los associados a fungicidas sítio-específicos. A adição de carbonato de cobre ou óxido cuproso em caldas fitossanitárias no cultivo de soja podem: reduzir a severidade da ferrugem-asiática; aumentar os teores de cobre nas folhas e nos grãos; aumentar os teores de cobre nos grãos; aumentar os teores de lignina foliar; e influenciar a composição do rendimento de grãos.

O cobre é particularmente importante para a cultura de citros, onde, além de proteção das plantas contra doenças, também atua no metabolismo, estruturação, crescimento, regulação da produção e qualidade dos frutos. Sua presença promove um verde mais intenso nas folhas e melhora o vigor das plantas. É absorvido pelas plantas como Cu2+. 

Fonte/Pesquisa: Amélio Dall’Agnol e Arnold Barbosa de Oliveira, pesquisadores da Embrapa Soja.

ATRAQ Logística O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas. Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar...

    Veja também

    Vida de caminhoneiro: continua atraindo mulheres e homens pelo estilo de vida23/09/22 A pesquisa mais recente sobre o perfil do caminhoneiro no Brasil é de 2019, da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e já revelava que 99,5% desses profissionais são homens com uma média de idade de 44 anos. Os caminhoneiros hoje são quase 2 milhões no país, segundo dados da CNT. Essenciais para economia, movimentam 60% de toda a carga......
    A cada 10 safras de soja, uma é perdida para fitonematoides28/01/23 Uma pesquisa realizada pela empresa Agroconsult, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nematologia e uma empresa fabricante de insumos, trouxe números alarmantes sobre os prejuízos causados pelos nematoides na agricultura no Brasil. Segundo......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.