Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 11 de Fevereiro de 2023 às 22h45

Chega à China 1º navio de milho brasileiro do novo acordo

O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para o país sul-americano exportar milho ao mercado chinês.

Essa foi a primeira carga do novo acordo feito com a China, que decidiu adicionar o milho brasileiro à sua lista de compras. O objetivo do gigante asiático é expandir ainda mais os canais de importação de milho e reduzir riscos geoeconômicos, de modo a garantir seus estoques e diversificar os fornecedores. Ding Lixin, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas em Pequim, citou como exemplo os riscos causados por fatores externos, como o conflito Rússia-Ucrânia e a queda nos embarques de milho dos Estados Unidos.

As remessas importadas pela COFCO serão transportadas para processadores domésticos de ração por rotas terrestres e aquáticas após inspeção de quarentena e liberação, disse a empresa estatal com sede em Pequim. O volume das importações de milho da China caiu 26,89% anualmente, para 19,75 milhões de toneladas entre janeiro e novembro do ano passado, enquanto suas importações de milho a granel dos Estados Unidos e da Ucrânia caíram 26,3% e 31,95% anualmente, respectivamente, disse a Administração Geral das Alfândegas da China.

O grupo espera fortalecer a cooperação agrícola China-Brasil e está disposto a importar produtos agrícolas brasileiros de alta qualidade para a China. Esses esforços não apenas oferecerão um enorme mercado para os agricultores brasileiros venderem seu milho e outros produtos agrícolas para a China, mas também atenderão à crescente demanda doméstica chinesa.

A China e o Brasil chegaram a um acordo sobre as importações de milho em maio de 2022. Mais de 130 comerciantes e cooperativas brasileiras receberam luz verde para exportar milho para a China em novembro do ano passado. Mais navios carregados com milho brasileiro, comprados pela COFCO, estão atualmente a caminho da China.

Para atender à demanda de consumidores domésticos e fabricantes de alimentos, a COFCO assinou mais de US$ 10 bilhões em contratos de compra com parceiros estrangeiros de países como Tailândia, Camboja, EUA, Canadá, Austrália, França, Cazaquistão, Rússia e Brasil em novembro do ano passado.

 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para...

    Veja também

    Empresa sueca chega ao Brasil e oferece o dobro de precisão dos modelos tradicionais de previsões climáticas05/05/23 Fundada em 2015 por cientistas suecos, a climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a qualidade da produção, otimizem as tomadas de decisões na hora de plantar, fertilizar e colher e tenham os riscos reduzidos. Primeira empresa do mundo a oferecer......
    Entenda como funciona o potencializador de fungicidas01/07/23 O potencializador de fungicidas é um aditivo utilizado na agricultura para melhorar a eficácia dos fungicidas no controle de doenças em plantas. Ele atua de várias maneiras para aumentar a atividade e a persistência dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.