Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 05 de Maio de 2023 às 19h34

Empresa sueca chega ao Brasil e oferece o dobro de precisão dos modelos tradicionais de previsões climáticas

Fundada em 2015 por cientistas suecos, a climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a qualidade da produção, otimizem as tomadas de decisões na hora de plantar, fertilizar e colher e tenham os riscos reduzidos. Primeira empresa do mundo a oferecer previsão com modelo específico para climas tropicais, o sistema da ignitia entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.

As ferramentas de previsões climáticas globais existentes são baseadas nas geografias de alta e média latitude, típicas dos continentes europeu e norte-americanos. Porém, diferente dessa geografia, as zonas tropicais, como a do Brasil, têm uma alta variação climática em um curto espaço de tempo, o que gera erros recorrentes, principalmente nos prognósticos de chuva.

O grande desafio do uso do modelo climático de grande escala é que estes dificultam a identificação de fenômenos de pequena escala, frequentes nas regiões tropicais, assim como a previsão de chuvas nessas áreas devido à natureza aleatória.

O sistema de previsão da ignitia é baseado no equivalente a mais de 30 anos de horas-homem de pesquisa e desenvolvimento, abordando as principais adversidades das regiões tropicais, como a variabilidade climática. Com isso, todos os segmentos do mercado agro, seja agroindústria, rede de distribuição, fornecedores de insumos, bancos, seguradoras e todos os tipos de agricultores grandes, médios ou pequenos, conseguem obter informações específicas e relevantes para as suas fazendas e tomar decisões importantes e personalizadas, como o preparo do solo, aplicação de fertilizantes e aplicação de defensivos.

As previsões da ignita são feitas para os sete dias seguintes, tendências de médio e longo prazo, e os produtores recebem todas as informações por canais como aplicativo mobile, aplicativo web, API e até mesmo via SMS, sem precisar de internet. Além disso, a ignitia implementou recentemente duas novas funcionalidades: o nowcasting, com informações do clima em tempo real e a umidade e temperatura do solo para fornecer dados com baixo investimento versus sensores de solo.

Dentre as vantagens oferecidas por essa inovação estão: a redução no consumo de água e energia; suporte no manejo de doenças; seleção das culturas e variedades mais lucrativas de acordo com as condições sazonais; acesso ao histórico das previsões, incluindo anomalias climáticas; apoio com informações que evitam retrabalho; e avaliação de riscos financeiros.

A partir de dados públicos e privados, a ignitia elaborou um modelo de previsão para temporais rápidos, ágeis e de nuvens pequenas, típicos dos trópicos. A alta resolução do sistema desenvolvido é capaz de detectar mudanças comuns, em pequena escala e rápidas que ocorrem no clima tropical. 

 

Fonte: portaldoagronegocio.com.br

ATRAQ Logística Fundada em 2015 por cientistas suecos, a climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a...

    Veja também

    Milho deve receber incremento de quase 15% na produção da 1ª safra 2022/2305/08/22 Apesar de haver uma expectativa de leve redução na área plantada do milho na próxima temporada, que deverá perder espaço para a soja especialmente nos estados do Sul e Sudeste, espera-se uma produção de 30,3 milhões de toneladas na 1ª safra 2022/23, 14,8% acima do estimado para o ciclo anterior, de acordo com a primeira estimativa divulgada pela......
    O milagre do agro brasileiro, em números09/09/22 Apoiados em bases científicas, nas últimas três décadas os produtores adotaram um considerável número de tecnologias que culminaram em altos volumes, com alta qualidade, além de permitir que as florestas do......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.