Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 19 de Agosto de 2022 às 18h18

Como ficam as chuvas para o final de Agosto?

Ao longo dos próximos 15 dias, o maior destaque do tempo será a atuação da frente fria ao longo dos dias 18 e 22. Este sistema vai promover grandes condições de chuvas e o avanço de uma massa de ar polar que poderá formar geadas em algumas áreas do cone sul do Brasil.

Confira como fica a previsão para até o final deste mês de agosto e início de setembro de 2022.

Região Sul
A passagem de uma frente fria ao longo dos dias 16 e 19/08 vai promover chuvas significativas sobre áreas entre o norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná. Os volumes devem superar os 100 mm em alguns pontos entre o meio oeste catarinense e sudoeste paranaense. Porém, após este sistema, são poucas as condições para chuvas significativas sobre a região até o final do mês. Após a passagem da frente fria, o avanço ar polar pode formar geadas sobre as áreas de Trigo, especialmente entre os dias 19 e 21/08, além da possibilidade de registro de temperaturas negativas.

Região Sudeste
De maneira geral, o predomínio do tempo até o final do período será da massa de ar seco na metade norte da região. As temperaturas no período da tarde seguirão mais elevadas e com índices de umidade baixos. Contudo, a chegada de uma frente fria traz chuvas ao sul de São Paulo entre os dias 18 e 20/08. Essas instabilidades atingem o sul de Minas e a costa da região. Os maiores registros deverão ser observados sobre o extremo sul e leste do estado Paulista, com acumulados na ordem dos 40 a 60 mm, já no Triângulo e Sul Mineiro esses valores ficam entre os 10 e 20 mm nas áreas mais úmidas. A umidade do mar deve trazer chuvas mais recorrentes sobre o litoral Fluminense e Capixaba, com registros de até 30 mm ao longo do período.

Região Centro-Oeste
A influência de uma frente fria sobre a região, vai formar um corredor de umidade entre o noroeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas mais volumosas vão ficar concentradas sobre o sul do Mato Grosso do sul, com possibilidade de acumulados acima dos 70 mm até o final deste mês. No sudoeste do Mato Grosso, os volumes devem se aproximar dos 20 mm ao longo do período, ocorrendo principalmente entre os dias 19 e 20/08. Na metade leste do Mato Grosso e grande parte do estado de Goiás, o predomínio será da massa de ar quente e seco. As temperaturas devem entrar em declínio a partir do dia 18 pelo sul da região, derrubando os termômetros até o dia 21 nas áreas mais centrais do Mato Grosso e Goiás. Contudo, a partir do dia 22 as temperaturas seguem em elevação gradual até o final do mês.

Região Nordeste
As instabilidades vão se concentrar na costa leste da região e sobre o noroeste do Maranhão. Entre Alagoas e o leste do Rio Grande do Norte, os acumulados podem se aproximar dos 40 mm ao longo do período. Essas instabilidades serão em sua grande maioria, na forma de pancadas fracas e passageiras. Porém a massa de ar seco e quente continua atuando sobre o interior da região, mantendo o tempo firme até o final do mês.

Região Norte
São previstos acumulados maiores que 100 mm no extremo norte de Roraima e extremo norte do Amazonas. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm. Para o Estado do Tocantins, leste de Rondônia e centro-sul do Pará, não são previstas pouca ou nenhuma chuva até o final do mês. As temperaturas ficarão mais baixas ao longo dos dias 19 e 21/08 no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia, devido aos efeitos do avanço de uma massa de ar frio.

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística Ao longo dos próximos 15 dias, o maior destaque do tempo será a atuação da frente fria ao longo dos dias 18 e 22. Este sistema vai promover grandes condições de chuvas e o avanço...

    Veja também

    Inteligência artificial identifica plantas doentes simulando processo cerebral11/03/23 Equipamento que permite capturar e simular sinais cerebrais começou a ser testado no Brasil, em 2022, para detecção de doenças em estágio inicial, em cultivos de soja, por meio de inteligência artificial (IA). O trabalho é feito a partir de parceria entre a Embrapa e as empresas Macnica DHW e InnerEye, esta última desenvolvedora do BrainTech, equipamento......
    Índia atrasa plantio, preocupações com safras aumentam15/07/22 Agricultores na Índia ficaram atrasados no plantio das principais culturas semeadas no verão, como arroz, milho e soja, devido à distribuição desigual das chuvas das monções, embora possam recuperar terreno na......
    Milho silagem: produtividade fica abaixo das expectativas21/12/23 O cenário atual indica que a área plantada de milho silagem permanece em cerca de dois terços da área planejada, de acordo com as informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS. A principal atividade concentra-se......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.