Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 21 de Dezembro de 2023 às 12h24

Milho silagem: produtividade fica abaixo das expectativas

O cenário atual indica que a área plantada de milho silagem permanece em cerca de dois terços da área planejada, de acordo com as informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS. A principal atividade concentra-se no corte e na conservação da massa vegetal destinada à produção de silagem.

Os resultados obtidos são diversos e dependem crucialmente da manutenção da saúde das plantas ao longo do ciclo de desenvolvimento, além da eventual interferência de fenômenos climáticos. Fatores como excesso de chuvas, ventos e granizo foram mencionados como elementos que podem comprometer a qualidade da massa vegetal destinada à ensilagem.

Na região de Erechim, destaca-se que 95% da cultura está na fase de formação e enchimento de grãos, enquanto os restantes 5% encontram-se em estado vegetativo. Nos próximos dias, caso as condições meteorológicas favoreçam, está previsto o início do corte para a produção de silagem, com uma expectativa de produtividade estimada em 40.000 kg/ha. A demanda dos produtores de leite por silagem permanece alta, e o preço médio atinge R$ 12.000/ha para lavouras de qualidade adequada.

Em Frederico Westphalen, 20% da cultura está em fase de floração, 70% em enchimento de grãos, e 10% já foi colhida. As lavouras colhidas até o momento confirmam baixa produtividade e qualidade, influenciada por perdas de área foliar devido à incidência de doenças, acamamento e reduzida taxa de polinização.

Na região de Ijuí, a colheita teve início nas lavouras dos municípios ao Norte, onde a semeadura é mais precoce. Essas lavouras apresentam volume substancial de massa verde e grãos, resultando em silagem de qualidade elevada.

Em Soledade, as cultivares mais precoces encontram-se na fase de ensilagem, no entanto, os indicadores de produtividade e qualidade ficam aquém das expectativas estabelecidas, indicando desafios na produção de milho silagem nesta região sul do Brasil.

 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística O cenário atual indica que a área plantada de milho silagem permanece em cerca de dois terços da área planejada, de acordo com as informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS. A...

    Veja também

    Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas começa em Setembro03/09/22 A partir de 30 de setembro, o produtor rural poderá formalizar a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), regulamentado neste ano pelo Decreto n.º 11.014/2022 do Governo Federal. O registro poderá ser feito por meio do ID Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.