Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 03 de Setembro de 2022 às 00h05

Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas começa em Setembro

A partir de 30 de setembro, o produtor rural poderá formalizar a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), regulamentado neste ano pelo Decreto n.º 11.014/2022 do Governo Federal.

O registro poderá ser feito por meio do ID Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A regulamentação do Renagro atende à Lei n.º 13.154/2015.

De acordo com a norma, a obrigatoriedade do registro de máquinas agrícolas que transitam em via pública do Departamento de Trânsito (Detran) passa para o Mapa. Também ficam garantidas a gratuidade do registro e a isenção de emplacamento e licenciamento anual.

O registro na plataforma é obrigatório apenas para máquinas que transitarem em via pública. Contudo, o ID Agro Máquinas trará diversas vantagens para o produtor rural, como o documento oficial de registro de máquina, integração com os sistemas de polícia e garantia de procedência e origem do equipamento.

A partir de setembro, será possível registrar tratores e colheitadeiras, mas há previsão de novos maquinários e implementos como pulverizadores, plantadeiras, roçadeiras, grades e outros.

Para registrar sua máquina agrícola, o produtor precisa ter a nota fiscal ou documento de compra e venda registrado em cartório. O registro é feito diretamente nas concessionárias de máquinas agrícolas de forma gratuita e simplificada.

Fonte de pesquisa: cnabrasil.org.br

ATRAQ Logística A partir de 30 de setembro, o produtor rural poderá formalizar a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), regulamentado...

    Veja também

    A importância do cobre na produção agrícola25/01/22 O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas. Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar de olho nos sintomas é a primeira medida para evitar problemas. Dentre os micronutrientes, o cobre foi identificado como essencial às plantas pela primeira vez na......
    Governo Federal apresenta novo formato para o DPVAT10/11/23 O Projeto de Lei Complementar 233/2023, que propõe a criação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito – SPVAT, foi encaminhado à Câmara dos Deputados pelo......
    Solução promete eficiência contra praga do milho08/03 Um novo inseticida foi lançado no Brasil com o objetivo de revolucionar o controle da cigarrinha-do-milho, uma praga persistente que causa grandes perdas na produção de milho. O produto, desenvolvido pela Sipcam Nichino, apresenta......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.