Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 02 de Julho de 2022 às 09h03

Fuja do golpe - Motorista profissional: saiba como evitar clonagem de documentos

ATRAQ Logística Quadrilhas que são especializadas em roubos e furtos de cargas criaram um novo tipo de golpe. Elas tem clonado documentos de caminhoneiros, uma prática cada vez mais comum. Nesse tipo de golpe, os bandidos...

Quadrilhas que são especializadas em roubos e furtos de cargas criaram um novo tipo de golpe. Elas tem clonado documentos de caminhoneiros, uma prática cada vez mais comum.

Nesse tipo de golpe, os bandidos clonam os documentos de caminhoneiros reais, se passam por ele, e conseguem desviar cargas inteiras sem dificuldades.

No Brasil todo, uma tentativa de fraude com documentos falsos acontece a cada 15 segundos, de acordo com o Serasa Experian. E é o CPF o documento mais visado pelos bandidos, já que é essa numeração que permite o acesso a outras informações da vítima.

Normalmente, as vítimas dos clonadores são motoristas que perderam, extraviaram ou tiveram seus documentos furtados. Nesses casos, a primeira providência é registrar a perda ou furto na delegacia de polícia e comunicar a empresa para a qual trabalha, evitando que cargas sejam entregues às quadrilhas. É importante também comunicar a gerenciadora de risco.

Confira algumas dicas para reduzir os riscos de sua empresa ser alvo de clonadores:
- Utilize bons serviços de cadastro e consulta de motoristas. Garanta que sua gerenciadora de riscos seja rigorosa na pesquisa sobre o histórico do profissional, seja ele funcionário, agregado ou autônomo.
- Valorize os caminhoneiros que você conhece e confia. Dê preferência aos profissionais que já prestaram serviços para sua empresa ou peça referências.
- Certifique-se de que as agências e plataformas online para contratação de fretes sejam confiáveis.
- Conte com gerenciadoras de risco que utilizem tecnologia e tenham ampla experiência na confirmação da identidade do caminhoneiro.
- Aposte em tecnologia e em softwares de reconhecimento facial para identificar clonadores de documentos.
- Mantenha programas de compliance que indiquem, de forma clara, o papel dos responsáveis pela gestão de riscos, quais regras e princípios devem ser seguidos e quais medidas devem ser tomadas se uma tentativa de fraude for identificada.

Todo cuidado é pouco, então mantenha-se sempre atento!

Fonte: blogdocaminhoneiro.com,br

    Veja também

    Aumento da tensão no Oriente Médio deve afetar preços de commodities agrícolas19/04 No sábado (13/4), o Irã realizou um ataque a Israel, acrescentando um novo e tenso capítulo à guerra no Oriente Médio. Isso colocou o mundo em alerta mais uma vez, enquanto líderes internacionais debatem os rumos da situação. Os agentes de mercado pelo mundo devem ajustar suas posições devido aos possíveis impactos econômicos de uma......
    Safra e Safrinha - Diferenças, dicas e cuidados08/07/22 Quem está na lida, no dia a dia do campo, sabe bem que o calendário agrícola é diferente do calendário anual convencional. Ele se inicia a partir do plantio de uma nova lavoura e segue alguns períodos ao longo do ano......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.