Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 08 de Julho de 2022 às 17h31

Safra e Safrinha - Diferenças, dicas e cuidados

Quem está na lida, no dia a dia do campo, sabe bem que o calendário agrícola é diferente do calendário anual convencional. Ele se inicia a partir do plantio de uma nova lavoura e segue alguns períodos ao longo do ano chamados de Safra, Safrinha e Entressafra. O ano do produtor vai variar também de acordo com a cultura plantada e também se define a partir das condições climáticas de cada região. Na maioria das vezes, é preciso ter iniciado a época de chuva para o início do plantio já que a água é essencial para o desenvolvimento da lavoura. 

Safra é o período em que o plantio é feito, geralmente com a chegada das chuvas. Para a maior parte das culturas, a safra começa em outubro por ser uma época em que a temperatura, luminosidade e umidades estão favoráveis. É durante esse período de safra que o produtor investe seus recursos, aumentando as chances de uma maior produtividade.

No caso do milho, por exemplo, a Safra se inicia em outubro e vai até dezembro. Já para o café, a safra que também se inicia em outubro só termina em Julho/Agosto.

Safrinha é o cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro. Ela ocorre nos meses de janeiro, fevereiro e março e serve apenas para culturas como milho, feijão, soja e algodão que têm seu ciclo bem mais curto que as culturas perenes.

Durante a safrinha, as altas temperaturas podem prejudicar a produção e enchimento de grãos, como tem ocorrido esse ano em algumas regiões do Brasil. Contudo, o termo Safrinha vem sendo substituído, aos poucos, por Segunda Safra, graças à tecnologia que tem permitido um aumento de produtividade, apesar das condições climáticas desafiadoras. Resultados que têm dado a época um peso importante ao agronegócio. 

Quando se fala em safrinha, o Milho é a primeira cultura que vem à mente. Isso porque durante a Safra, os produtores costumam preferir cultivar a soja. Logo em seguida, para a rotação de cultura, é que iniciam a produção de milho na safrinha. Para se ter uma ideia, a produção e área plantada com milho podem chegar ao dobro do tamanho da que se tem do grão na safra.

A safrinha do milho ocorre durante a estação do outono até o inverno. Temperatura, luminosidade e chuva são menores comparados a outras estações, podendo retardar o desenvolvimento das plantas do milho, o que prolonga seu ciclo em relação ao cultivo de primeira safra. 

Teria ainda o termo 'entressafra', mas esse fica para outro dia!

Fonte de pesquisa: blog.syngentadigital.ag

ATRAQ Logística Quem está na lida, no dia a dia do campo, sabe bem que o calendário agrícola é diferente do calendário anual convencional. Ele se inicia a partir do plantio de uma nova lavoura e segue alguns...

    Veja também

    Ipea revisa de 13,2% para 15,5% o crescimento do PIB agro em 202330/09/23 Nesta segunda-feira (25), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira projeção para 2024. De acordo com os pesquisadores, a estimativa de crescimento para o setor foi revisada de 13,2% para 15,5%. Essa revisão se justifica pela alta inesperada no segundo trimestre,......
    Chega à China 1º navio de milho brasileiro do novo acordo11/02/23 O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para o país sul-americano......
    Entenda como funciona o potencializador de fungicidas01/07/23 O potencializador de fungicidas é um aditivo utilizado na agricultura para melhorar a eficácia dos fungicidas no controle de doenças em plantas. Ele atua de várias maneiras para aumentar a atividade e a persistência dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.