Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 12 de Agosto de 2022 às 17h25

Fungicida Carbendazim é banido em definitivo para fins agrícolas no Brasil

O fungicida com ingrediente ativo Carbendazim e produtos à base dele estão proibidos de forma definitiva no Brasil, decidiu de forma unânime a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (08 de Agosto de 2022), em reunião extraordinária por meio de nota.

A Resolução aprovada determina a proibição do ingrediente ativo carbendazim em produtos agrotóxicos no País, definindo que a proibição alcança todos os produtos técnicos e formulados à base desse ingrediente ativo atualmente registrados, ou com pleito de registro no Brasil.

O fungicida era utilizado no Brasil para culturas coma soja, o algodão, citros, feijão, e trigo. Anteriormente, em junho deste ano, a agência já havia suspendido o uso, mas de forma temporária, em meio ao processo de revalidação do defensivo agrícola no país.

Na visão da Anvisa, o Carbendazim apresenta danos à saúde da população e dos trabalhadores rurais devido ao seu potencial de causar mutagenicidade, toxicidade para a fisiologia reprodutiva e para o desenvolvimento embriofetal e neonatal de seres humanos.

A descontinuação da importação, da produção, da comercialização e do uso de produtos técnicos e formulados à base de carbendazim deve ocorrer em até 12 (dose) meses, de maneira gradual e contínua, conforme cronograma constante da Resolução aprovada.

Fonte de pesquisa: Anvisa/Notícias Agrícolas

ATRAQ Logística O fungicida com ingrediente ativo Carbendazim e produtos à base dele estão proibidos de forma definitiva no Brasil, decidiu de forma unânime a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância...

    Veja também

    Como o Brasil pode se tornar uma potência do agro diante da dependência do mercado internacional?27/02/22 O Brasil, é responsável por gerar alimento para mais 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, mas depende de forma direta de insumos, máquinas e tecnologia agrícola. Como sabemos, o mercado internacional exerce forte influência sobre o agronegócio em nosso país. Nesse sentido, em termos estatísticos qualquer mudança significativa no cenário -......
    RS deverá ter a maior produção de trigo da história10/06/22 O Rio Grande do Sul deverá colher a maior Safra de Inverno em 2022, com uma perspectiva de produção total de 5 milhões de toneladas de grãos (aumento de 11,9% em relação ao ano anterior), sendo 3,9......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.