Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 15 de Abril de 2022 às 23h55

Geadas: como o frio afeta o agronegócio

Com os dias ficando cada vez mais frios, é normal que os produtores sintam uma certa preocupação quanto a saúde das suas lavouras. O frio intenso registrado em 2021 trouxe episódios de geadas que atingiram todos os estados do Sul e partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Causadas pelas massas de ar frio e de ar polar, as geadas do ano passado foram as mais intensas desde 1994, e isso liga um alerta. Para o setor do agronegócio, a notícia preocupa pelo risco de danos e perdas produtivas que este clima causa.

A matemática é simples, quanto menor for a oferta de alimentos maior será o preço para o consumidor.  O milho teve o seu plantio ou desenvolvimento prejudicado pela estiagem nos primeiros meses de 2022; nesse sentido, quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior o risco de geada em algumas regiões.

A época ideal de cultivo de milho é o verão. Entretanto, devido à maior competitividade com a soja por área, a maior parte do milho brasileiro é semeada na segunda safra. Para evitar prejuízos na hora de colher, o ideal é planejar a sua safra!

Para está época a safra de soja, feijão, café e trigo também podem sofrer com a geada. Contudo, o clima mais frio não traz apenas prejuízos para as lavouras, este pode atuar como um 'freio natural' para o aparecimento de pragas que acomentem as plantações.

No mais é aguardar essa passagem de massa de ar frio, e visualizar o cenário. 

 

Coleta de dados sobre as lavouras em anos anteriores: blog.aegro.com.br/summitagro.estadao.com.br/

ATRAQ Logística Com os dias ficando cada vez mais frios, é normal que os produtores sintam uma certa preocupação quanto a saúde das suas lavouras. O frio intenso registrado em 2021 trouxe episódios de...

    Veja também

    Fuja do golpe - Motorista profissional: saiba como evitar clonagem de documentos02/07/22 Quadrilhas que são especializadas em roubos e furtos de cargas criaram um novo tipo de golpe. Elas tem clonado documentos de caminhoneiros, uma prática cada vez mais comum. Nesse tipo de golpe, os bandidos clonam os documentos de caminhoneiros reais, se passam por ele, e conseguem desviar cargas inteiras sem dificuldades. No Brasil todo, uma tentativa de fraude com documentos falsos acontece......
    Agro tem Valor Bruto da Produção estimado em R$ 1,236 trilhão para 202220/05/22 O Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2022 deve alcançar R$ 1,236 trilhão, com base nas informações de safras do mês de abril. A estimativa mais recente foi anunciada no dia 16 de Maio de 2022 pelo......
    Entenda como funciona o potencializador de fungicidas01/07/23 O potencializador de fungicidas é um aditivo utilizado na agricultura para melhorar a eficácia dos fungicidas no controle de doenças em plantas. Ele atua de várias maneiras para aumentar a atividade e a persistência dos......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.