Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 01 de Janeiro de 2023 às 19h41

Qual o melhor período no ano para plantação da nova safra de soja?

O clima tropical brasileiro é um grande facilitador para o bom desenvolvimento da cultura da soja no país. Esse aspecto, inclusive, contribui para a grande produção desse grão em nosso território. De acordo com dados de 2020/2021 da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil produziu 135,4 milhões de toneladas, fazendo com que o país fosse líder no ranking mundial de produção do grão.

Mas, mesmo tendo tanto destaque no cenário internacional, a verdade é que algumas lavouras de soja não são plantadas na época ideal. Com isso, boa parte da produtividade e da lucratividade da plantação são ameaçadas.

Uma das principais razões pela qual o produtor deve se preocupar com o calendário de semeadura, está relacionada com a ferrugem-asiática da soja. O calendário de semeadura é uma medida fitossanitária, implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), que visa reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle dessa doença.

A ferrugem-asiática é considerada a doença mais severa da cultura, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico, com danos que podem comprometer totalmente a produção da lavoura.

Geralmente, os primeiros plantios encontram menos esporos do fungo causador da doença, portanto, ficam menos suscetíveis à pressão. É como a lógica do vazio sanitário: quanto menos plantas no campo, menor o risco de a doença multiplicar. Já o plantio mais tardio, tende a encontrar mais esporos no campo, o que torna o controle mais difícil e caro.

Por isso, é fundamental se planejar para realizar o plantio da soja na época ideal. Afinal, se o plantio for feito na época correta, o controle de qualquer doença que possa afetar a cultura fica mais fácil, garantindo a boa produtividade da lavoura.

Outro fator preponderante na escolha da melhor época de semeadura, é o regime de chuva, onde o plantio deve se iniciar junto com as primeiras chuvas, cuja época varia de região para região. Em alguns locais de Mato Grosso por exemplo, as primeiras chuvas ocorrem na segunda quinzena de setembro e, com o final do vazio sanitário, inicia-se o plantio. Já no sudoeste de Goiás e Mato Grosso do Sul o início das chuvas geralmente ocorre na primeira quinzena de outubro.

Esse fator é importante para que o solo tenha uma condição favorável de umidade, permitindo a adequada germinação das sementes, com menos risco de perda de plantio caso as chuvas não se estabilizem.

Por outro lado, uma antecipação de plantio, antes do início das chuvas, ou seja, em solo muito seco, pode gerar emergência defasada, redução de stand e até mesmo a necessidade de replantio da área.

A resposta para essa pergunta é: depende. Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, ele também apresenta grandes variações de temperatura. Por essa razão, a resposta para essa pergunta depende da região onde o plantio será realizado. De maneira geral, podemos dizer que as melhores épocas de plantio da soja, de acordo com cada região do país, são:

Região norte: outubro, novembro, janeiro e abril (nessa região, existe uma grande variação de temperatura, por isso é preciso levar em consideração o clima da microrregião);
Região nordeste: outubro e novembro;
Região centro-oeste: setembro e outubro;
Região sul: outubro;
Região sudeste: outubro.

Fonte: brfertil.com.br

ATRAQ Logística O clima tropical brasileiro é um grande facilitador para o bom desenvolvimento da cultura da soja no país. Esse aspecto, inclusive, contribui para a grande produção desse grão em nosso...

    Veja também

    Solução promete eficiência contra praga do milho08/03 Um novo inseticida foi lançado no Brasil com o objetivo de revolucionar o controle da cigarrinha-do-milho, uma praga persistente que causa grandes perdas na produção de milho. O produto, desenvolvido pela Sipcam Nichino, apresenta características inovadoras que o diferenciam das soluções existentes no mercado. Eficácia contra ninfas: A principal......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.