Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 25 de Janeiro de 2022 às 10h42

A importância do cobre na produção agrícola

O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas.

Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar de olho nos sintomas é a primeira medida para evitar problemas.

Dentre os micronutrientes, o cobre foi identificado como essencial às plantas pela primeira vez na década de 1930. Sua solubilidade é muito dependente do pH do solo, tornando-se prontamente disponível a um pH abaixo de 6,0. Altos teores disponíveis no solo podem inibir a absorção do zinco e vive versa. Por isso é muito desejável que esses nutrientes, dentre outros, estejam em equilíbrio no solo, já que altas quantidades dos mesmos são prejudiciais.

A maior parte da biomassa da planta é constituída por carbono, oxigênio e hidrogênio, que formam os carboidratos oriundos do processo fotossintético. Embora estes três elementos constituam mais de 90% do tecido vegetal, as plantas precisam também de nutrientes minerais que são encontrados no solo, sendo alguns demandados em maiores quantidades (macronutrientes) e outros em pequenas quantidades (micronutrientes).

É um elemento de baixa mobilidade nas plantas, onde exerce papel importante na fotossíntese e respiração. Influencia também na fixação biológica de nitrogênio nas leguminosas, principalmente na soja. Sua carência é de difícil percepção visual, mas quando é possível perceber, ela altera a tonalidade das folhas tornando-as verde-azuladas, enroladas, alongadas e deformadas.

Fungicidas à base de cobre foram os primeiros a serem utilizados na agricultura. Eles são chamados de multissítios, por alterar vários processos bioquímicos que ocorrem no patógeno. Na soja, seu uso é bastante recente, e recomenda-se usá-los associados a fungicidas sítio-específicos. A adição de carbonato de cobre ou óxido cuproso em caldas fitossanitárias no cultivo de soja podem: reduzir a severidade da ferrugem-asiática; aumentar os teores de cobre nas folhas e nos grãos; aumentar os teores de cobre nos grãos; aumentar os teores de lignina foliar; e influenciar a composição do rendimento de grãos.

O cobre é particularmente importante para a cultura de citros, onde, além de proteção das plantas contra doenças, também atua no metabolismo, estruturação, crescimento, regulação da produção e qualidade dos frutos. Sua presença promove um verde mais intenso nas folhas e melhora o vigor das plantas. É absorvido pelas plantas como Cu2+. 

Fonte/Pesquisa: Amélio Dall’Agnol e Arnold Barbosa de Oliveira, pesquisadores da Embrapa Soja.

ATRAQ Logística O cobre é um dos elementos necessários para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas. Seu excesso ou sua falta podem causar danos sérios à sua lavoura. Por isso, estar...

    Veja também

    Argentina deverá ser local mais quente do mundo nos próximos dias e agricultura sofre perdas09/12/22 O cenário climático da Argentina segue preocupando, vai se agravando e tirando, a cada dia, uma fatia grande do potencial produtivo das safras do país. Para a soja, de acordo com os especialistas, há regiões sofrendo com perdas de até uma tonelada por hectare, com espaço para que fiquem ainda mais severas. As temperaturas em dezembro deverão ser muito......
    Chuvas irregulares atrasam plantio de verão07/11/25 As chuvas registradas entre 1º e 30 de outubro foram irregulares e mal distribuídas em diversas regiões produtoras do Brasil, ficando abaixo da média e atrasando o plantio das culturas de verão. A informação......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.