Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 20 de Junho às 16h04

Como produzir mais, com menos impacto?

Um estudo da Aliança Europeia para a Agricultura Regenerativa (EARA), divulgado neste mês, aponta que práticas agrícolas regenerativas lideradas por produtores vêm superando os modelos convencionais em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade ambiental. O relatório "Regenerating Europe from the Ground Up", baseado em três anos de pesquisa em 14 países, utilizou o índice Regenerating Full Productivity (RFP) para avaliar os impactos agronômicos, econômicos e ecológicos das propriedades.

Segundo os dados, essas fazendas alcançaram, em média, 33% mais produtividade plena que os sistemas tradicionais, com ganhos em fotossíntese, cobertura do solo e diversidade vegetal. Apesar de uma leve queda de 2% no rendimento calórico e proteico, o uso de fertilizantes nitrogenados caiu 61%, e o de pesticidas, 75%. O resultado foi uma margem bruta 20% maior por hectare.

O relatório projeta que, se metade das propriedades da União Europeia adotasse o modelo regenerativo, seria possível compensar mais de três vezes as emissões agrícolas atuais — cerca de 513 milhões de toneladas de CO? ao ano. Também se destaca a redução da dependência de ração importada, fortalecendo a segurança alimentar europeia.

A EARA defende a incorporação do índice RFP como métrica em políticas como a Política Agrícola Comum (PAC), com incentivos ligados a resultados ambientais e produtivos. Para os autores, os instrumentos já existem, os agricultores estão prontos e os benefícios são evidentes.
 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística Um estudo da Aliança Europeia para a Agricultura Regenerativa (EARA), divulgado neste mês, aponta que práticas agrícolas regenerativas lideradas por produtores vêm superando os modelos...

    Veja também

    Fim da colheita de milho e expectativa de produção14/10/22 No Brasil, a colheita de segunda safra terminou e deu espaço ao plantio da safra de verão 2022/23, que andou em bom ritmo em meio às preocupações com o clima no Sul do país. Com o avanço da colheita norte-americana, os preços devem trabalhar mais frouxos no mercado internacional e refletindo no Brasil. Apesar da alta nas cotações no......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.