Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 22 de Abril de 2023 às 22h38

Euro NCAP vai avaliar a segurança de caminhões a partir de 2024

A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP, começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. Inicialmente, serão avaliados parâmetros de segurança passiva e ativa dos caminhões, como sistemas de frenagem de emergência, de manutenção de faixa de rodagem e outras assistências aos motoristas.

Testes de colisão, avaliando a severidade dos impactos sobre a estrutura das cabines, começarão a ser realizados a partir de 2030, quando serão criados protocolos de avaliação que devem ser usados globalmente.

O início dos testes é feito em parceria com a Administração de Transportes da Suécia, que está preocupada com os acidentes com caminhões, já que o potencial de danos é muito maior. Em acidentes graves com caminhões, existe um grande risco de outros usuários da estrada ficarem gravemente feridos ou mortos. Nos acidentes fatais com caminhões, nove em cada dez vítimas fatais estavam fora do caminhão, ou seja; eles estavam em outros veículos envolvidos ou eram usuários da estrada desprotegidos.

A violência de colisão em uma colisão frontal entre um carro e um caminhão, onde ambos dirigem 80 quilômetros por hora, pode ser comparada a se o carro bater em uma parede a 150 ou 160 quilômetros por hora.

Para automóveis, os testes são realizados desde 1997, com protocolos que vão evoluindo ao longo dos anos. Todo veículo avaliado recebe uma classificação de zero a cinco estrelas, que mostra o quão seguro é o automóvel.

Para os testes com caminhões, a Euro NCAP vai avaliar veículos rodoviários e de uso urbano. Caminhões que operam em mineração ou outros locais confinados, por exemplo, não passarão pela avaliação para evitar um aumento de custos. A Administração de Transportes Sueca já realizou um teste de colisão entre um carro de passageiros moderno, com cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, e um caminhão pesado, em uma colisão frontal a 50 km/h.

Uma universidade técnica em Gotemburgo, na Suécia, está desenvolvendo um protótipo de uma frente de caminhão mais suave, que possui zonas de deformação que tornam o caminhão menos agressivo em relação a outros veículos envolvidos em colisões.

A Administração de Transportes Sueca realizará um novo teste de colisão no outono para examinar o efeito dessa nova frente.

 

Fonte: blogdocaminhoneiro.com.br

ATRAQ Logística A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP, começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. Inicialmente, serão avaliados parâmetros de...

    Veja também

    Exportação de milho vai à 5,1 milhões de toneladas em set/2201/10/22 O Brasil exportou 5.101.740,9 toneladas de milho não moído (exceto milho doce) até aqui no mês de setembro, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Sendo assim, o volume acumulado nos 16 primeiros dias úteis do mês já ultrapassa em 78,99% o total de 2.850.171,7......
    São Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas, Peregrinos e Viajantes25/07/24 Cristóvão, cujo nome significa "aquele que carrega Cristo", tem uma história fascinante. Pouco se sabe sobre sua infância e origem, mas ele era um homem cananeu, muito alto e forte, honesto e trabalhador. Chamado......
    Goiás tem elevação de 37,8% na produção de milho 2ª safra17/05/23 De acordo com os dados disponibilizados, a produção de soja no Brasil ficou em torno de 154,8 milhões de toneladas, um aumento de 0,76% comparado à estimativa de abril. Esse aumento pode ser visto devido a finalização......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.