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Postado em 22 de Abril de 2023 às 22h38

Euro NCAP vai avaliar a segurança de caminhões a partir de 2024

A entidade de segurança no trânsito Euro NCAP, começará a avaliar a segurança de caminhões a partir do ano que vem. Inicialmente, serão avaliados parâmetros de segurança passiva e ativa dos caminhões, como sistemas de frenagem de emergência, de manutenção de faixa de rodagem e outras assistências aos motoristas.

Testes de colisão, avaliando a severidade dos impactos sobre a estrutura das cabines, começarão a ser realizados a partir de 2030, quando serão criados protocolos de avaliação que devem ser usados globalmente.

O início dos testes é feito em parceria com a Administração de Transportes da Suécia, que está preocupada com os acidentes com caminhões, já que o potencial de danos é muito maior. Em acidentes graves com caminhões, existe um grande risco de outros usuários da estrada ficarem gravemente feridos ou mortos. Nos acidentes fatais com caminhões, nove em cada dez vítimas fatais estavam fora do caminhão, ou seja; eles estavam em outros veículos envolvidos ou eram usuários da estrada desprotegidos.

A violência de colisão em uma colisão frontal entre um carro e um caminhão, onde ambos dirigem 80 quilômetros por hora, pode ser comparada a se o carro bater em uma parede a 150 ou 160 quilômetros por hora.

Para automóveis, os testes são realizados desde 1997, com protocolos que vão evoluindo ao longo dos anos. Todo veículo avaliado recebe uma classificação de zero a cinco estrelas, que mostra o quão seguro é o automóvel.

Para os testes com caminhões, a Euro NCAP vai avaliar veículos rodoviários e de uso urbano. Caminhões que operam em mineração ou outros locais confinados, por exemplo, não passarão pela avaliação para evitar um aumento de custos. A Administração de Transportes Sueca já realizou um teste de colisão entre um carro de passageiros moderno, com cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, e um caminhão pesado, em uma colisão frontal a 50 km/h.

Uma universidade técnica em Gotemburgo, na Suécia, está desenvolvendo um protótipo de uma frente de caminhão mais suave, que possui zonas de deformação que tornam o caminhão menos agressivo em relação a outros veículos envolvidos em colisões.

A Administração de Transportes Sueca realizará um novo teste de colisão no outono para examinar o efeito dessa nova frente.

 

Fonte: blogdocaminhoneiro.com.br

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