Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Setembro de 2024 às 16h08

Infestação simultânea de lagartas e percevejos cresce na sojicultura

A soja, principal grão cultivado no Brasil, teve uma produção de 147,38 milhões de toneladas na safra 23/24, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no início de agosto. Esse valor representa uma redução de 4,7% em comparação ao ciclo anterior. Nas áreas semeadas entre setembro e outubro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e no Matopiba, o potencial produtivo das lavouras foi afetado por baixos índices pluviométricos, altas temperaturas e pela infestação simultânea de lagartas e percevejos, que causaram perdas severas de produtividade.

Devido à ação concomitante dessas pragas, os produtores têm intensificado as misturas de defensivos nos tanques. Segundo uma pesquisa, a área aplicada com defensivos para controle de lagartas e percevejos aumentou 31% na safra 23/24 em comparação à anterior, representando 27% dos métodos de tratamento na sojicultura.

Entre as lagartas, as diferentes espécies de Spodoptera continuam sendo a principal preocupação. Sem o controle adequado, essa praga pode causar perdas de até 10% na produtividade. Já os percevejos, como o marrom (Euschistus heros) e o barriga-verde (Dichelops melacanthus), têm intensificado seus ataques, resultando em perdas de rendimento e qualidade dos grãos. 

As práticas de controle devem abranger todo o sistema de produção, já que essa praga possui vários hospedeiros alternativos em todo o Brasil.

A Spodoptera sempre esteve presente nas lavouras de soja, e o plantio em sucessão com culturas como milho safrinha e algodão favorece o aumento da população dessa lagarta, que se adapta facilmente. Os produtores também têm notado que a Spodoptera está completando seu ciclo ao longo de todo o ano, permanecendo ativa na palhada.

 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística A soja, principal grão cultivado no Brasil, teve uma produção de 147,38 milhões de toneladas na safra 23/24, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no início...

    Veja também

    Bioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater pragas cresce no campo14/04/23 O uso de bioinsumos, como fungos e bactérias, vem crescendo no campo como uma forma de fertilizar o solo e combater as pragas e doenças que atacam as lavouras. Esses produtos são capazes de devolver para a terra os microorganismos que foram se perdendo, ao longo dos anos, com o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos. Funciona assim: o solo tem propriedades......
    Vendas de caminhões zero km caem 13% no primeiro semestre11/07/25 As vendas de caminhões novos no Brasil encerraram o primeiro semestre de 2025 em queda. De acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 8.374 unidades em junho, o que representa uma retração de 5,8% em relação a maio e de 13,3%......
    Brasil deve plantar menos trigo em 202424/11/23 Os produtores brasileiros planejam reduzir a área de cultivo de trigo em 2024, desencorajados pelos preços baixos e adversidades climáticas. A cobertura das vendas de trigo no mercado futuro de Chicago teria proporcionado preços......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.