Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 11 de Março de 2023 às 22h30

Inteligência artificial identifica plantas doentes simulando processo cerebral

Equipamento que permite capturar e simular sinais cerebrais começou a ser testado no Brasil, em 2022, para detecção de doenças em estágio inicial, em cultivos de soja, por meio de inteligência artificial (IA).

O trabalho é feito a partir de parceria entre a Embrapa e as empresas Macnica DHW e InnerEye, esta última desenvolvedora do BrainTech, equipamento que faz a captura dos sinais neurais de especialistas por meio de um capacete com eletrodos, similar a um eletroencefalograma (EEG).

O sistema, então, simula o funcionamento cerebral no momento em que especialistas visualizam imagens de plantas doentes, automatizando a rotulagem e tornando a etapa mais rápida e eficiente. Com isso, os pesquisadores esperam dar rapidez às tomadas de decisão, reduzindo perdas em empreendimentos rurais e racionalizando o uso de recursos naturais.

O sistema já é utilizado em aeroportos europeus na identificação de objetos perigosos em malas. Em 2019, a Macnica DHW buscou a Embrapa para, em parceria, explorar a tecnologia no setor agropecuário, com possíveis novas aplicações. A primeira foi a detecção precoce de doenças em plantas, cujos experimentos começaram em abril de 2022.

Os primeiros resultados do experimento foram positivos, pois o equipamento ajudou a identificar, com alta acurácia, as folhas doentes (oídio e ferrugem da soja) e saudáveis. Agora, o projeto deve ir além da detecção de plantas doentes/não doentes e avançar na identificação do tipo de doença presente no cultivo da soja, iniciando pelas comercialmente mais significativas. Também está sendo articulada a inclusão das culturas de milho e café nos experimentos com os respectivos centros de pesquisa da Embrapa.

O sistema “imita” o funcionamento cerebral de especialistas no momento em que visualizam imagens de plantas doentes, automatizando a rotulagem e tornando a etapa mais rápida e eficiente. A ideia é simular, tão próximo quanto possível, o processo cerebral de um especialista quando identifica algo ou toma uma decisão, como foi feito com os fitopatologistas.

Fonte: embrapa.br

ATRAQ Logística Equipamento que permite capturar e simular sinais cerebrais começou a ser testado no Brasil, em 2022, para detecção de doenças em estágio inicial, em cultivos de soja, por meio de...

    Veja também

    Créditos do BNDES para a indústria superam os do agronegócio08/11/24 Pela primeira vez desde 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou operações de crédito para a indústria que superaram as do agronegócio. Até setembro deste ano, as aprovações para a indústria corresponderam a 27% do total de crédito do banco, enquanto o crédito para o agronegócio representou......
    Estiagem preocupa produtores de soja em Santa Catarina21/02 O 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que, embora as lavouras de soja em Santa Catarina apresentem boas condições gerais, a redução das chuvas......
    Chapecó recebeu a 3ª edição do Congresso Catarinense de Sementes12/07/24 Chapecó sediou a 3ª edição do Congresso Catarinense de Sementes, realizada nos dias 02 e 03 de julho, no Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi. Neste ano, as palestras e painéis destacaram o impacto do uso de sementes......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.