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Postado em 05 de Julho às 15h23

Qual é o sistema de freio mais eficiente em caminhões?

Um caminhão precisa ser resistente, potente, confortável e, acima de tudo, seguro. O sistema de freios é crucial para evitar acidentes nas estradas.

A empresa norte-americana Bendix realizou um teste de frenagem para comparar quatro configurações de freios em caminhões, usando tambores e discos, avaliando a eficiência de cada sistema.

A empresa destacou que a distância de parada pode ser decisiva para evitar acidentes, variando por metros ou até centímetros.

Foram testadas quatro configurações de freios em caminhões e implementos idênticos, pesando 36,2 toneladas:

Todos os eixos com freios a tambor.
Discos de freios no eixo dianteiro do cavalo mecânico e tambores nos demais eixos.
Discos de freios nos três eixos do cavalo mecânico e tambores na carreta.
Discos de freios em todos os eixos do cavalo e da carreta.

O teste, realizado a 96,5 km/h, mostrou que a configuração com discos em todos os eixos teve uma distância de parada 6 metros menor que a configuração com tambores. A 112 km/h, essa diferença aumentou para 15 metros.

Além disso, freios a disco melhoraram a dirigibilidade, eliminando a tendência dos caminhões com freios a tambor de desviarem durante frenagens bruscas.

Em resumo, freios a disco aumentam significativamente a segurança dos caminhões, embora essa tecnologia ainda não seja comum no Brasil.

 

Fonte de pesquisa: blogdocaminhoneiro.com.br

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