Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 04 de Agosto de 2023 às 23h16

Semente de soja está mais barata, mas produtor adia compra

De acordo com o último levantamento de custos de produção realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado um declínio de 22,2% no preço da semente de soja em Mato Grosso em junho de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Observou-se que alguns produtores, no sudeste mato-grossense, estão aproveitando a baixa nos preços das sementes para finalizar suas compras da safra 2023/24. Ele ressalta que os valores desse insumo diminuíram aproximadamente 25% em relação ao ano passado, o que se tornou uma oportunidade favorável para sua aquisição.

Porém, mesmo com a redução nos preços, a comercialização das sementes ainda está abaixo dos níveis registrados no ano anterior e também é inferior à média histórica. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), cerca de 65% do insumo necessário para a instalação da safra 2023/24 foi vendido no país até o momento. Esse índice contrasta com os aproximadamente 90% registrados em julho do ano passado.

Considerando a média nacional e observando os produtores de outros grandes estados, como Goiás e Minas Gerais, a média atual de comercialização das sementes está bem abaixo dos últimos anos. Se esclarece que a queda nos preços é um padrão similar em nível Brasil, seguindo a tendência observada em Mato Grosso.

Em contraste, no Rio Grande do Sul, a venda do insumo também está abaixo dos níveis observados em safras anteriores. Vale destacar que o estado cultivou soja em 6,5 milhões de hectares na última safra.

Uma característica peculiar dos produtores gaúchos é o maior uso de sementes salvas, ou seja, eles produzem o próprio insumo em suas fazendas. Essa prática é comum devido às características topográficas do estado, onde as áreas tendem a ser menores.

 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística De acordo com o último levantamento de custos de produção realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi registrado um declínio de 22,2% no preço da semente...

    Veja também

    El Niño antecipou o ciclo da soja no Paraná e levou mais pragas26/01 Devido às condições climáticas irregulares, os agricultores do município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, iniciaram a colheita antecipada da safra de soja, programada inicialmente para os primeiros meses de 2024, devido ao fenômeno climático El Niño. No início da temporada 23/24, as expectativas dos produtores paranaenses......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.