Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 23 de Setembro de 2022 às 19h12

Vida de caminhoneiro: continua atraindo mulheres e homens pelo estilo de vida

A pesquisa mais recente sobre o perfil do caminhoneiro no Brasil é de 2019, da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e já revelava que 99,5% desses profissionais são homens com uma média de idade de 44 anos.

Os caminhoneiros hoje são quase 2 milhões no país, segundo dados da CNT. Essenciais para economia, movimentam 60% de toda a carga brasileira, percorrendo 1,7 milhões de quilômetros de estradas.

Pouco a pouco esse perfil também está conquistando cada vez mais mulheres interessadas nesse estilo de vida e profissão. Muitos caminhoneiros sempre relatam o quanto são apaixonados pelo que fazem e, realmente, não se imaginam fazendo outra coisa, mesmo diante de todos os desafios.

A comunidade de caminhoneiros é muito fortalecida. Mesmo que, em um primeiro momento, pareça uma atividade muito solitária durante as viagens, as trocas de experiências e o apoio oferecido aos outros colegas auxilia muito nessa trajetória.

São muitas situações desafiadoras, não é mesmo? Contudo, isso não significa que elas não possam ser superadas ou minimizadas. Hoje em dia, as tecnologias são as principais aliadas dos caminhoneiros para aliviar boa parte das questões de isolamento.

Por exemplo, com a internet móvel melhorando cada vez mais, e os aplicativos de videochamada, você pode acompanhar momentos importantes da sua família no dia a dia e, assim, estar próximo de quem ama, mesmo a distância. Isso ajuda, também, a se manter em contato com outros colegas de trabalho.

Além disso, pode-se investir em veículos tecnológicos. Os sensores presentes neles auxiliam em conduções mais seguras, minimizando os riscos de acidente no dia a dia. Com isso, você pode ficar tranquilo para poder chegar em casa e curtir as pessoas que ama.

Apesar de ser, ainda, um trabalho pouco valorizado, atuar como motorista de caminhão pode trazer experiências incríveis para sua rotina.

 

Fonte de pesquisa: blog do caminhoneiro

ATRAQ Logística A pesquisa mais recente sobre o perfil do caminhoneiro no Brasil é de 2019, da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e já revelava que 99,5% desses profissionais são homens com uma...

    Veja também

    Projeto de lei propõe redução do descanso obrigatório de motoristas de carga para 8 horas04/07 O deputado federal Lucio Mosquini (PL-RO) apresentou o Projeto de Lei nº 1580/2025, que propõe mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ao sugerir a diminuição do período mínimo de descanso diário dos motoristas profissionais de carga. A proposta prevê a redução do tempo obrigatório de repouso entre......
    Desvalorização do Real impacta preços da soja20/10/23 Segundo informações divulgadas pelo Centro Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA) em seu relatório semanal, os preços da soja registraram uma queda ao final da semana.......
    Pagamento de vale-pedágio com PIX foi tema de audiência no Senado31/05/24 Debatedores em audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI) divergiram sobre os impactos do vale-pedágio pago via Pix aos caminhoneiros, especialmente na fiscalização do benefício e na......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.