Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 07 de Julho de 2023 às 22h07

Setor de agronegócio amplia movimentação de FIDCs

No primeiro trimestre de 2023 o setor de agronegócio no Brasil registrou um aumento de 9,7% nas movimentações em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), se comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram R$ 15,1 bilhões.

FIDCs são as melhores estruturas de crédito empresarial existentes no nosso mercado. Superam as estruturas bancárias tradicionais em vários quesitos, inclusive o custo, que é mais baixo. Além de serem muito mais acessíveis e flexíveis.

O aumento da adoção dos FIDCs pode ser atribuído à preocupação com a possível escassez de recursos no setor, bem como à simplificação do processo de ingresso no sistema financeiro. Agora, empresas, entidades ou cooperativas têm a capacidade de estabelecer suas próprias estruturas financeiras, ampliando assim a gama de serviços disponíveis para seus clientes. O incremento das operações anualmente faz total sentido. A tendência é que cresçam ainda mais, ano após ano.

Alguns fatores podem explicar esse crescimento, como as mudanças regulatórias e o ambiente econômico favorável. Com o intuito de fortalecer as modalidades de negociação em vigor, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu a Resolução CVM 175 no término de 2022, introduzindo novas diretrizes para o mercado de fundos de investimento. Essa atualização visa dar mais segurança aos participantes do mercado e fomentar a expansão do número de agentes atuantes nesse segmento. Além disso, com o aumento da taxa básica de juros (Selic) em mais de 4 pontos percentuais ao longo de 2022, os ativos de renda fixa se tornaram altamente atrativos para os participantes do mercado.

 

Fonte: portaldoagronegocio.com.br

ATRAQ Logística No primeiro trimestre de 2023 o setor de agronegócio no Brasil registrou um aumento de 9,7% nas movimentações em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), se comparado com o mesmo...

    Veja também

    Empresa sueca chega ao Brasil e oferece o dobro de precisão dos modelos tradicionais de previsões climáticas05/05/23 Fundada em 2015 por cientistas suecos, a climatech ignitia chega ao Brasil com o propósito de colaborar com o agronegócio por meio da inteligência climática, de modo que os produtores aumentem a qualidade da produção, otimizem as tomadas de decisões na hora de plantar, fertilizar e colher e tenham os riscos reduzidos. Primeira empresa do mundo a oferecer......
    Porto do Itaqui tem primeira movimentação de etanol de milho04/11/22 O Porto do Itaqui movimentou, neste mês, a primeira carga de etanol anidro de milho, biocombustível usado na composição da gasolina. Um volume de 440 metros cúbicos dessa carga, originária de Sorriso, no Mato Grosso......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.