Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 18 de Fevereiro de 2022 às 11h18

Oferta de fertilizantes da Rússia para o Brasil será dobrada, diz Bolsonaro

ATRAQ Logística O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com fabricantes de fertilizantes russos em Moscou nesta quarta-feira (16/02) e disse que eles dobrarão sua oferta para o Brasil, onde os agricultores estão enfrentando...

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com fabricantes de fertilizantes russos em Moscou nesta quarta-feira (16/02) e disse que eles dobrarão sua oferta para o Brasil, onde os agricultores estão enfrentando escassez.

O interesse é ampliar o comércio bilateral, mencionando entre os segmentos principais o de fertilizantes.

Nos últimos anos, a Rússia tem representado cerca de 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil, que produz internamente apenas 23% do que consome a cada safra. Em 2021, o Brasil importou da Rússia quase US$ 4 bilhões, o que representou 62% do total importado. Segundo a Associação Internacional de Fertilizantes, o Brasil precisa importar cerca de 95% de todo o nutriente potássico consumido, 80% dos nitrogenados e 55% dos fosfatados.

Com a atual crise global na oferta de insumos, como fertilizantes e defensivos, a garantia de oferta dos produtos russos ganha em importância. Em novembro do ano passado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve em Moscou, onde se reuniu com representantes das principais empresas russas de fertilizantes. Na época, disse ter ouvido a garantia de manutenção da oferta.

Uma fábrica que produz os insumos, essenciais para o agronegócio do País também será reativada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Existe a possibilidade da mesma já estar funcionando até meados de Junho de 2022.

 

Fonte: Tempo&Dinheiro/UOL/Isto é Dinheiro

    Veja também

    Plantio da segunda safra de milho já começou no Mato Grosso19/01 O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) publicou um relatório que fornece informações atualizadas sobre a safra de milho no estado. Conforme o levantamento, até a última sexta-feira (12), 1,24% dos 7,02 milhões de hectares estimados para a safrinha de milho já haviam sido plantados. Este progresso representa um aumento de 0,82 pontos......
    Brasil deve plantar menos trigo em 202424/11/23 Os produtores brasileiros planejam reduzir a área de cultivo de trigo em 2024, desencorajados pelos preços baixos e adversidades climáticas. A cobertura das vendas de trigo no mercado futuro de Chicago teria proporcionado preços......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.