Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 27 de Maio de 2022 às 16h50

Calcário ganha força em tempo de crise nos fertilizantes

A aplicação de calcário é uma ferramenta necessária para o agronegócio brasileiro e que ganha força com os riscos gerados pelo desabastecimento de fertilizantes. As ameaças surgem em razão da guerra que envolve Rússia e Ucrânia.

O Brasil um dos principais consumidores mundiais de fertilizantes. A calagem, que é a aplicação de corretivos agrícolas como o calcário, proporciona melhor absorção dos nutrientes presentes nos fertilizantes.

O calcário não substitui o fertilizante, mas potencializa os resultados da adubação. A aplicação de fertilizantes em solos ácidos reduz a absorção dos nutrientes presentes nesse fertilizante. Países tropicais, como o Brasil, apresentam solos ácidos em grande parte do território. Fazer a adubação sem calagem é desperdício na certa.

A análise passa pelos custos do plantio. O valor investido em uma tonelada de fertilizantes, entre as fórmulas mais comuns, é bem superior ao custo da tonelada de calcário (por seu preço ser em Real).

Já o governo federal está lançando o Plano Nacional de Fertilizantes. Em reunião sobre o plano, a Abracal reforçou a autoridades e pesquisadores a importância da calagem no conjunto de ações previstas no plano.

A produção do calcário agrícola consiste na cominuição apropriada de rochas carbonáticas abundantes no país, e as jazidas atualmente em operação conseguiriam atender à expansão no consumo. A aplicação ganhou maior importância também diante do registro de eventos climáticos extremos que afetam tanto o campo como o ecossistema.

Solos corrigidos produzem mais massa vegetal e raízes, elevam a atividade microbiana e se tornam mais estruturados, possuindo uma maior capacidade de infiltração e retenção de água. 

Fonte: noticiasagricolas.com.br

ATRAQ Logística A aplicação de calcário é uma ferramenta necessária para o agronegócio brasileiro e que ganha força com os riscos gerados pelo desabastecimento de fertilizantes. As ameaças...

    Veja também

    Mato Grosso inicia colheita de milho safrinha 2023/2424/05/24 Nesta semana, Mato Grosso, o principal produtor de milho do Brasil, começou a colheita da safrinha da temporada 2023/24. Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até sexta-feira, 17 de maio, os trabalhos de colheita haviam atingido 0,50% da área plantada. Este início de colheita está mais rápido em comparação aos......
    Plantio da segunda safra de milho já começou no Mato Grosso19/01/24 O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) publicou um relatório que fornece informações atualizadas sobre a safra de milho no estado. Conforme o levantamento, até a última sexta-feira (12), 1,24% dos......
    Chega à China 1º navio de milho brasileiro do novo acordo11/02/23 O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para o país sul-americano......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.