Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 25 de Abril de 2025 às 16h31

Com uso de tecnologias, sojicultor fica mais preparado para enfrentar adversidades climáticas no Brasil

A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios ao produtor, que precisa estar preparado para lidar com fatores que impactam diretamente o desenvolvimento da cultura.

Altitudes superiores a 800 metros influenciam o ciclo da soja, favorecendo o surgimento de doenças e aumentando riscos como o acamamento. Além disso, a textura do solo varia bastante: os arenosos retêm menos água do que os argilosos, e a compactação pode limitar o crescimento das raízes, comprometendo a absorção hídrica.

Também se destaca os efeitos do El Niño e da La Niña, que alteram drasticamente o clima de ano para ano — o primeiro geralmente traz mais chuvas ao Sul e seca ao Norte/Centro-Oeste, enquanto o segundo provoca o oposto. Essa imprevisibilidade climática é uma das principais dificuldades para os sojicultores.

Para enfrentar essas condições, a aposta é em práticas como o Sistema de Plantio Direto, que há décadas contribui para a conservação do solo. Essa técnica, aliada ao manejo adequado, protege contra erosões, mantém a umidade e reduz os impactos das variações climáticas, ajudando a garantir uma produção mais sustentável.
 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios...

    Veja também

    Exportações ganham impulso com crédito recorde17/10/25 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de R$ 1,6 bilhão em financiamentos destinados a empresas brasileiras afetadas pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. Os recursos fazem parte do Plano Brasil Soberano e tiveram análise e aprovação concluídas em apenas 18 dias — um prazo significativamente......
    Chega à China 1º navio de milho brasileiro do novo acordo11/02/23 O primeiro navio graneleiro com 68 mil toneladas de milho brasileiro para a China chegou ao porto de Dongguan, na província de Guangdong, no sábado. O desembarque do cereal marca a abertura de um novo corredor para o país sul-americano......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.