Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 25 de Abril de 2025 às 16h31

Com uso de tecnologias, sojicultor fica mais preparado para enfrentar adversidades climáticas no Brasil

A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios ao produtor, que precisa estar preparado para lidar com fatores que impactam diretamente o desenvolvimento da cultura.

Altitudes superiores a 800 metros influenciam o ciclo da soja, favorecendo o surgimento de doenças e aumentando riscos como o acamamento. Além disso, a textura do solo varia bastante: os arenosos retêm menos água do que os argilosos, e a compactação pode limitar o crescimento das raízes, comprometendo a absorção hídrica.

Também se destaca os efeitos do El Niño e da La Niña, que alteram drasticamente o clima de ano para ano — o primeiro geralmente traz mais chuvas ao Sul e seca ao Norte/Centro-Oeste, enquanto o segundo provoca o oposto. Essa imprevisibilidade climática é uma das principais dificuldades para os sojicultores.

Para enfrentar essas condições, a aposta é em práticas como o Sistema de Plantio Direto, que há décadas contribui para a conservação do solo. Essa técnica, aliada ao manejo adequado, protege contra erosões, mantém a umidade e reduz os impactos das variações climáticas, ajudando a garantir uma produção mais sustentável.
 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística A produção de soja no Brasil se estende do sul do Rio Grande do Sul até Roraima, abrangendo regiões com grande diversidade de clima, altitude e tipos de solo. Essa variabilidade impõe desafios...

    Veja também

    Redução de resíduos, de energia e de água são ações adotadas por mais de 80% das indústrias instaladas no Brasil01/12/23 O setor industrial tem adotado medidas para promover a sustentabilidade ambiental na produção. Segundo pesquisa da CNI, 89% das empresas industriais implementam ações para reduzir resíduos sólidos, 86% para otimizar o consumo de energia e 83% para otimizar o uso de água. A pesquisa revela que 36% das indústrias adotam de 5 a 6 ações, 22% de 7......
    Benefícios do UE-Mercosul podem ser limitados e graduais23/01 O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul tende a trazer efeitos positivos, porém limitados e graduais, para o agronegócio brasileiro. Uma análise do BTG Pactual aponta que os principais benefícios devem se......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.