Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 26 de Janeiro de 2024 às 15h31

El Niño antecipou o ciclo da soja no Paraná e levou mais pragas

Devido às condições climáticas irregulares, os agricultores do município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, iniciaram a colheita antecipada da safra de soja, programada inicialmente para os primeiros meses de 2024, devido ao fenômeno climático El Niño.

No início da temporada 23/24, as expectativas dos produtores paranaenses foram frustradas devido às condições climáticas adversas, que prometiam ser favoráveis para a soja. O ano foi caracterizado por chuvas irregulares, seca e temperaturas elevadas, antecipando o ciclo da cultura. Além dos desafios climáticos, os produtores enfrentaram outras adversidades, como o combate a pragas.

Comparado aos anos anteriores, tivemos uma incidência anormal de pragas, especialmente percevejos. Algumas áreas exigiram até cinco manejos contra pragas. Mesmo nas lavouras aparentemente saudáveis, tivemos que realizar o manejo com inseticidas para controlar lagartas Spodopteras e falsas-medideiras. Apesar das expectativas climáticas, é crucial seguir as orientações de manejo.

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade estimada para a safra de soja no Paraná é de 3.744 kg/ha (62,4 sacas) na primeira safra. Na região oeste do estado, a projeção média de rendimento é de 3.724 kg/ha (62 sacas), enquanto no Brasil, a média aponta para 3.431 kg/ha (57,1 sacas).

O Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura do Paraná destaca que o período de colheita da soja no estado ocorre ao longo do primeiro trimestre, devido à antecipação. Os extremos climáticos desta safra, causados pelo El Niño, resultaram em excesso de precipitação na Região Sul e escassez nas demais regiões do país desde o início do ciclo da soja, desafiando os agricultores na implementação e execução das práticas agrícolas.

 

Fonte de pesquisa: canalrural.com.br

ATRAQ Logística Devido às condições climáticas irregulares, os agricultores do município de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, iniciaram a colheita antecipada da safra de soja, programada...

    Veja também

    Argentina lança o “dólar soja” essa semana09/04/23 O governo da Argentina está lançando uma nova taxa de câmbio preferencial "dólar da soja" para exportações agrícolas, para impulsionar os embarques agrícolas e aumentar as reservas estrangeiras esgotadas no banco central (BCRA). O governo do presidente Alberto Fernandez espera que o plano - a ser anunciado pelo ministro da Economia, Sergio Massa - leve......
    Região Sul terá recorde de produção de soja11/04/24 Devido às condições climáticas variadas, o Paraná prevê uma redução de 4 milhões de toneladas na produção de soja, conforme o Deral. Na safra passada, o estado representou 14,5% da......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.