Fale conosco

margem

blog

noticias

Postado em 11 de Abril às 15h38

Transporte de grãos encarece com demanda e diesel alto

O custo do frete com origem no Distrito Federal teve aumentos expressivos em fevereiro, conforme aponta o Boletim Logístico da Conab divulgado na última segunda-feira de março (30). Rotas para Araguari (MG), Santos (SP) e Imbituba (SC) registraram alta de até 15%, enquanto outros destinos ficaram entre 12% e 13%. O aumento na demanda por transporte, o preço elevado do diesel e a atualização da tabela de fretes foram os principais fatores.

Segundo a Conab, o diesel pode representar entre 40% e 60% do valor do frete, sendo o item de maior impacto nos custos. A expectativa é de que os preços continuem subindo, devido à instabilidade cambial, ao avanço da colheita de grãos e aos reajustes dos combustíveis. No DF, a colheita de soja já ultrapassou 70%, com uma safra estimada em 327 mil toneladas (+6,1% em relação ao ciclo anterior). Para o milho, a projeção é de 417 mil toneladas (+21,7%).

Em Goiás, a demanda por transporte também cresceu, especialmente rumo aos portos de Santos e Paranaguá. A dificuldade de encontrar caminhões em regiões como Rio Verde e Cristalina pressionou os preços, com aumentos de até 73% frente a janeiro. Até o fim de fevereiro, cerca de 60% da soja goiana havia sido colhida, e 45% da produção já estava comercializada. O estado representou 7,4% das exportações de milho e 8,1% das de soja no período.
 

Fonte de pesquisa: agrolink.com.br

ATRAQ Logística O custo do frete com origem no Distrito Federal teve aumentos expressivos em fevereiro, conforme aponta o Boletim Logístico da Conab divulgado na última segunda-feira de março (30). Rotas para Araguari (MG),...

    Veja também

    Preço do litro do diesel fecha maio com recuo de mais de 6%16/06/23 De acordo com o mais recente Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao período de 1º a 30 de maio, o preço médio do litro do diesel comum fechou o mês a R? 5,73, com redução de 6,95% ante abril, e o diesel S-10, a R? 5,87, ficou 6,20% mais barato para os motoristas, em relação ao mês anterior. Essa queda no preço do......

    Voltar para Notícias


    Uso de Cookies


    Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.